CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SOMA DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

  • Charles Bruno da Silva Melo UFN
  • Eleni Bisognin Universidade Franciscana - UFN
Palavras-chave: Soma dos termos de uma Progressão Geométrica; Resolução de Problemas; Imagem de Conceito; Definição de Conceito; Ensino e Aprendizagem de Matemática.

Resumo

Nesse trabalho, são relatados resultados de uma pesquisa que teve o propósito investigar as contribuições que a Metodologia da Resolução de Problemas propicia para determinação da soma dos termos de uma progressão geométrica. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como participantes alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Candelária, RS, e foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, o diário de campo do professor e os registros escritos dos alunos. As atividades em sala de aula seguiram os passos da Metodologia de Ensino Através da Resolução de Problemas de Onuchic e Allevato (2009), tendo como referencial a teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito de Tall e Vinner (1981). Da análise dos resultados, pode-se inferir que essa metodologia contribuiu para o aumento da capacidade de argumentação, estabelecimento de relações entre as situações e representações matemáticas, aprendizagem dos alunos a partir dos erros e acertos analisados na plenária e um trabalho colaborativo.

Publicado
26-01-2021
Como Citar
MELO, C. B. DA; BISOGNIN, E. CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SOMA DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 2, n. 2, p. 96 - 112, 26 jan. 2021.
Seção
Artigos