AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2020v2n2.11764

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Tecnologias na Educação, Políticas Educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar dados parciais de pesquisa em desenvolvimento, em nível de
mestrado, que pretende aprofundar e problematizar a discussão quanto ao uso das tecnologias digitais na
matemática presente no discurso da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para o Ensino Fundamental
de Matemática – Anos Finais. A partir de uma análise documental, apresenta-se um breve histórico a
respeito de como se deu a inserção das tecnologias digitais na educação brasileira, quais as políticas
educacionais responsáveis por essa implementação até a introdução da BNCC e, quais foram os avanços e
as dificuldades enfrentadas nesse processo. Os resultados parciais, obtidos a partir da análise de conteúdo
presente na Política da BNCC, mais especificamente na área da matemática, em relação ao uso de
tecnologias digitais e, em particular, em relação ao pensamento computacional, evidenciam que ainda há
há necessidade de repensar a prática pedagógica, após quatro décadas da implantação de políticas
educacionais voltadas para as tecnologias digitais na educação brasileira. Tais necessidades se referem à
formação dos educadores, à infraestrutura dos laboratórios e à falta de planejamento de novas práticas
docentes. Consequentemente, se faz necessária a elaboração de políticas capazes de dar conta dessas
assimetrias.

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Publicado

26-01-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FINN, Gabriela; SCHEFFER, Nilce Fátima. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 2, n. 2, p. 113–133, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2020v2n2.11764. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/11764. Acesso em: 9 abr. 2025.