ALGUMAS INFLUÊNCIAS DA COMPETÊNCIA LEITORA SOBRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS DE MATEMÁTICA

-

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Stefânia Reis Antunes Hoffmann Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Serra
Palavras-chave: Competência leitora; Problemas verbais; Matemática; Questionamentos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre algumas influências da competência leitora de 160 alunos do Ensino Médio brasileiro sobre o desempenho na resolução de problemas verbais de Matemática. Além disso, a investigação buscou verificar a potencialidade da orientação do pensamento matemático por questionamentos para a compreensão de textos matemáticos. O estudo se justifica pela centralidade da resolução de problemas para a aprendizagem de objetos matemáticos e pelo que reclama a comunidade científica específica acerca desse tema. Para os fins da investigação, contamos com os estudos de Pólya, Cagliari, Bakhtin, Perrenoud e autores da Educação Matemática. Os resultados do estudo de cunho qualitativo revelaram que a competência leitora exerceu papel importante para a organização mental dos alunos quando da leitura de problemas verbais. Além disso, os questionamentos se mostraram como uma via potencial para a promoção da compreensão dos textos e, assim, contribuíram para o desempenho na resolução dos problemas.

Biografia do Autor

Stefânia Reis Antunes Hoffmann, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Serra

Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal da Serra; Mestre em Educação pelo Instituto federal do Espírito Santo.

Publicado
24-04-2019
Como Citar
SOUZA, M. A.; HOFFMANN, S. ALGUMAS INFLUÊNCIAS DA COMPETÊNCIA LEITORA SOBRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 40-60, 24 abr. 2019.
Seção
Artigos