ALGUMAS INFLUÊNCIAS DA COMPETÊNCIA LEITORA SOBRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS DE MATEMÁTICA

-

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Stefânia Reis Antunes Hoffmann Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Serra

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2019v1i1.10606

Palavras-chave:

Competência leitora; Problemas verbais; Matemática; Questionamentos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre algumas influências da competência leitora de 160 alunos do Ensino Médio brasileiro sobre o desempenho na resolução de problemas verbais de Matemática. Além disso, a investigação buscou verificar a potencialidade da orientação do pensamento matemático por questionamentos para a compreensão de textos matemáticos. O estudo se justifica pela centralidade da resolução de problemas para a aprendizagem de objetos matemáticos e pelo que reclama a comunidade científica específica acerca desse tema. Para os fins da investigação, contamos com os estudos de Pólya, Cagliari, Bakhtin, Perrenoud e autores da Educação Matemática. Os resultados do estudo de cunho qualitativo revelaram que a competência leitora exerceu papel importante para a organização mental dos alunos quando da leitura de problemas verbais. Além disso, os questionamentos se mostraram como uma via potencial para a promoção da compreensão dos textos e, assim, contribuíram para o desempenho na resolução dos problemas.

Biografia do Autor

  • Stefânia Reis Antunes Hoffmann, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Serra

    Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal da Serra; Mestre em Educação pelo Instituto federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

24-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes. ALGUMAS INFLUÊNCIAS DA COMPETÊNCIA LEITORA SOBRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS DE MATEMÁTICA: -. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 1, n. 1, p. 40–60, 2019. DOI: 10.36661/2596-318X.2019v1i1.10606. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10606. Acesso em: 4 abr. 2025.