A função da epoché e redução na análise sobre a temporalidade fenomenológica de Edmund Husserl

o fenômeno puro e imanente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/1983-4012.2025v18n1.14498

Palabras clave:

Husserl, Epoché, Redução fenomenológica, correlação noesis-noema, Tempo

Resumen

O objetivo do presente artigo é demonstrar de modo pontual a função da epoché e redução fenomenológica nas análises de Husserl e posteriormente a importância desse método nas investigações sobre o tempo. Constatamos que em sua obra o autor considerava esse método fundamental para o desenvolvimento da fenomenologia de cunho transcendental. Por essa razão, explicitamos que o dado absoluto, ou seja, o fenômeno puro e imanente obtido após a redução nada possui de transcendente. Por fim, apontamos que mesmo uma investigação inicial sobre a temporalidade fenomenológica ficaria incompleta ou inacabada se não apontasse para: (i) a importância da correlação noesis-noema e (ii) a função da hyle, ou seja, dos dados sensíveis no fluxo dos vividos intencionais.   

Biografía del autor/a

  • Isabela Carolina Carneiro de Oliveira, UFMG/Mestre

    Mestre em Filosofia Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG. Possui graduação em Filosofia e em Pedagogia pela UFMG. Atualmente leciona Filosofia e Sociologia na educação básica. Como pesquisadora, investiga e possui publicações sobre a consciência-tempo [Zeitbewusstsein] de Edmund Husserl, com ênfase nas intencionalidades dirigidas aos objetos temporais e quase-temporais, incluindo em sua análise o fluxo constitutivo do tempo e a especificidade da consciência absoluta. É membro colaborador do Círculo de Estudos Husserlianos - UFMA (CEH) e do grupo de pesquisa Origens da filosofia contemporânea - PUC/SP. Além disso, em um de seus mais recentes trabalhos foi revisora do relatório internacional: Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking compilado a pedido do Council of Europe pelos pesquisadores Wardle & Derakhshan. O referido relatório foi publicado simultaneamente pela editora CLE da Unicamp. 

Publicado

01-08-2025

Cómo citar

CARNEIRO DE OLIVEIRA, Isabela Carolina. A função da epoché e redução na análise sobre a temporalidade fenomenológica de Edmund Husserl: o fenômeno puro e imanente. Intuitio, Brasil, v. 18, n. 1, p. 1–15, 2025. DOI: 10.36661/1983-4012.2025v18n1.14498. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/intuitio/article/view/14498. Acesso em: 10 dec. 2025.