Os Bens da fortuna em Boécio e o Ensino Religioso escolar conforme a nova BNCC

Uma aproximação possível?

Authors

  • Cleber Duarte Coelho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29327/2318183.16.1-9

Keywords:

palavras-chave: ensino; BNCC, docência.

Abstract

RESUMO

 

Este artigo objetiva analisar o modo como Severino Boécio (480 – 524) se posiciona frente aos bens da Fortuna em seu De Consolatione Philosophiae (A Consolação da Filosofia, de modo mais específico no livro III da referida obra. Paralelamente, pretende-se estabelecer conexões entre a abordagem boeciana e determinados parâmetros estabelecidos pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a disciplina de Ensino Religioso. Deste modo, objetiva-se aqui desenvolver reflexões que dialoguem com professores inseridos nas escolas atuando na docência da disciplina de Ensino Religioso, à luz da abordagem boeciana acerca dos bens da Fortuna e suas possíveis relações com o mundo moderno. Assim, pretende-se aqui estabelecer relações entre a Filosofia de Boécio e o trabalho dos docentes da disciplina de Ensino religioso, à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

palavras-chave: ensino; BNCC, docência.

 

 

Published

20-12-2023

Issue

Section

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How to Cite

COELHO, Cleber Duarte. Os Bens da fortuna em Boécio e o Ensino Religioso escolar conforme a nova BNCC: Uma aproximação possível?. Intuitio, Brasil, v. 16, n. 1, p. 1–24, 2023. DOI: 10.29327/2318183.16.1-9. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/intuitio/article/view/13916. Acesso em: 12 mar. 2025.