Fotografia nos Livros Didático do PNLD 2021: Uma Análise descritiva da Coleção Matéria, Energia e Vida

Autores

  • João Felipe Eusebio de Moura Universidade Federal do Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15031

Palavras-chave:

Ensino de Química, Fotografia Científica, Representação Visual

Resumo

A fotografia científica é importante na documentação e comunicação de dados e fenômenos estudados, por facilitar a observação e a análise de informações as vezes, apresentadas apenas com texto. Esta pesquisa investiga a influência das fotografias no ensino da química em livros didáticos do ensino médio aprovados no PNLD 2021-2024. O estudo busca responder como as fotografias contribuem para a compreensão dos conceitos químicos, influenciando no interesse e na motivação dos estudantes e impactando a qualidade do ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica é qualitativa do tipo análise bibliográfica. Foi analisada uma coleção de livros didáticos, focando na utilização das fotografias para ilustrar conceitos químicos, demonstrações e aplicações práticas. Os principais resultados indicam que as fotografias nos livros didáticos de química desempenham funções importantes, promovendo uma representação visual complementar ao texto e exemplificando fenômenos químicos. A análise de 779 imagens fotográficas da coleção "Matéria, Energia e Vida: Uma Abordagem Interdisciplinar" destaca que as fotos são essenciais para aproximar os alunos dos conteúdos. Infere-se que o uso de fotografias no ensino de Química configura-se como uma estratégia pedagógica eficaz, ao favorecer a compreensão de conceitos abstratos por meio de representações visuais. Tal abordagem contribui para tornar os conteúdos mais acessíveis e atrativos, promovendo um processo de ensino aprendizagem dinâmico, significativo e intelectualmente estimulante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Felipe Eusebio de Moura, Universidade Federal do Acre

    Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre.

  • Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

    Pós-Doutora e Doutora em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora na área de Física na Universidade Federal do Acre.

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre

    Licenciada em Química e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora na área de Ensino de Química na Universidade Federal do Acre.

Referências

CLARK, R. C., MAYER, R. E. E-Learning and the Science of Instruction. 4ª ed. San Francisco: Wiley, 2016.

DENZIN, N. K., & LINCOLN, Y. S. (Eds.). (2017). The SAGE Handbook of Qualitative Research 5ª ed. London: SAGE Publications, 2018.

MAYER, R. E. Multimedia Learning (2nd ed.). Cambridge University Press, 2009. Disponível em: <https://www.jsu.edu/online/faculty/MULTIMEDIA%20LEARNING%20by%20Richard%20E.%20Mayer.pdf> Acesso em: 30 Jul. 2024.

MITCHELL, W.J.T. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

PERALES, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 24, n. 1, p. 13-30, 2006. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/ensenanza/article/view/73529> Acesso em: 29 Jul. 2024.

PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias. Analisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002. Disponível em:<https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21826> Acesso em: 28 Jun. 2024.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

EUSEBIO DE MOURA, João Felipe; MARTINS SANTOS, Bianca; PANTANO SOUZA, Gahelyka Aghta. Fotografia nos Livros Didático do PNLD 2021: Uma Análise descritiva da Coleção Matéria, Energia e Vida. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15031, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15031. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15031. Acesso em: 7 dez. 2025.