Fotografia nos Livros Didático do PNLD 2021: Uma Análise descritiva da Coleção Matéria, Energia e Vida
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15031Palavras-chave:
Ensino de Química, Fotografia Científica, Representação VisualResumo
A fotografia científica é importante na documentação e comunicação de dados e fenômenos estudados, por facilitar a observação e a análise de informações as vezes, apresentadas apenas com texto. Esta pesquisa investiga a influência das fotografias no ensino da química em livros didáticos do ensino médio aprovados no PNLD 2021-2024. O estudo busca responder como as fotografias contribuem para a compreensão dos conceitos químicos, influenciando no interesse e na motivação dos estudantes e impactando a qualidade do ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica é qualitativa do tipo análise bibliográfica. Foi analisada uma coleção de livros didáticos, focando na utilização das fotografias para ilustrar conceitos químicos, demonstrações e aplicações práticas. Os principais resultados indicam que as fotografias nos livros didáticos de química desempenham funções importantes, promovendo uma representação visual complementar ao texto e exemplificando fenômenos químicos. A análise de 779 imagens fotográficas da coleção "Matéria, Energia e Vida: Uma Abordagem Interdisciplinar" destaca que as fotos são essenciais para aproximar os alunos dos conteúdos. Infere-se que o uso de fotografias no ensino de Química configura-se como uma estratégia pedagógica eficaz, ao favorecer a compreensão de conceitos abstratos por meio de representações visuais. Tal abordagem contribui para tornar os conteúdos mais acessíveis e atrativos, promovendo um processo de ensino aprendizagem dinâmico, significativo e intelectualmente estimulante.
Downloads
Referências
CLARK, R. C., MAYER, R. E. E-Learning and the Science of Instruction. 4ª ed. San Francisco: Wiley, 2016.
DENZIN, N. K., & LINCOLN, Y. S. (Eds.). (2017). The SAGE Handbook of Qualitative Research 5ª ed. London: SAGE Publications, 2018.
MAYER, R. E. Multimedia Learning (2nd ed.). Cambridge University Press, 2009. Disponível em: <https://www.jsu.edu/online/faculty/MULTIMEDIA%20LEARNING%20by%20Richard%20E.%20Mayer.pdf> Acesso em: 30 Jul. 2024.
MITCHELL, W.J.T. Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
PERALES, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 24, n. 1, p. 13-30, 2006. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/ensenanza/article/view/73529> Acesso em: 29 Jul. 2024.
PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias. Analisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002. Disponível em:<https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21826> Acesso em: 28 Jun. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Felipe Eusebio de Moura, Bianca Martins Santos, Gahelyka Aghta Pantano Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














