Radiação eletromagnética e o corpo humano: uma sequência didática para o Ensino Médio em uma abordagem CTSA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14824Palavras-chave:
Radiação eletromagnética, Corpo humano, Abordagem CTSAResumo
Nesta proposta, são elencadas sugestões de abordagens para se trabalhar a radiação eletromagnética, suas espécies e aplicações, com alunos de Ensino Médio, sobretudo no que concerne à sua relação com o corpo humano. Realiza-se uma discussão interdisciplinar, envolvendo disciplinas como Física, Química, Biologia e História, em uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a qual promove o pensamento reflexivo e crítico em seus aprendizes, fazendo com que estes sejam capazes de inserir o conhecimento científico em suas realidades, a fim de buscar o bem comum. São mencionados diferentes tipos de radiação eletromagnética e suas utilizações em contextos como o da Segunda Guerra Mundial e nos dias atuais. Por meio desta sequência didática, baseada na Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, almeja-se a que os estudantes da Educação Básica possam ter acesso a conteúdos que têm ficado restritos aos níveis superiores, especificamente no tocante à Física Moderna e Contemporânea. Como se trata de uma proposta ainda a ser aplicada, espera-se que haja a coleta de dados através de questionários Pré-Teste e Pós-Teste, cujos resultados venham a demonstrar sua viabilidade de efetivamente engajar os alunos e promover a compreensão dos benefícios e implicações dessas radiações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raffael Frota Souto Teixeira, Makarius Oliveira Tahim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














