Radiação eletromagnética e o corpo humano: uma sequência didática para o Ensino Médio em uma abordagem CTSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14824

Palavras-chave:

Radiação eletromagnética, Corpo humano, Abordagem CTSA

Resumo

Nesta proposta, são elencadas sugestões de abordagens para se trabalhar a radiação eletromagnética, suas espécies e aplicações, com alunos de Ensino Médio, sobretudo no que concerne à sua relação com o corpo humano. Realiza-se uma discussão interdisciplinar, envolvendo disciplinas como Física, Química, Biologia e História, em uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a qual promove o pensamento reflexivo e crítico em seus aprendizes, fazendo com que estes sejam capazes de inserir o conhecimento científico em suas realidades, a fim de buscar o bem comum. São mencionados diferentes tipos de radiação eletromagnética e suas utilizações em contextos como o da Segunda Guerra Mundial e nos dias atuais. Por meio desta sequência didática, baseada na Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, almeja-se a que os estudantes da Educação Básica possam ter acesso a conteúdos que têm ficado restritos aos níveis superiores, especificamente no tocante à Física Moderna e Contemporânea. Como se trata de uma proposta ainda a ser aplicada, espera-se que haja a coleta de dados através de questionários Pré-Teste e Pós-Teste, cujos resultados venham a demonstrar sua viabilidade de efetivamente engajar os alunos e promover a compreensão dos benefícios e implicações dessas radiações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raffael Frota Souto Teixeira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduação realizada em Licenciatura Plena em Física, com Monografia apresentada tendo ênfase em Relatividade e Gravitação (temática de Buracos Negros), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização realizada em Ensino de Física, com TCC também voltado à temática de Buracos Negros, pela Faculdade Única de Ipatinga (Única); Mestrado em andamento em Ensino de Física, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); nova Graduação em andamento em Bacharelado em Direito, pela Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT).

  • Makarius Oliveira Tahim, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2008). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto Internacional de Física - Natal-RN (2021). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física de Dimensões Extras, Relatividade Geral e Aspectos de Teorias de Cordas em AdS. Também trabalha no MNPEF-SBF Polo 23 - UECE onde estuda o Ensino de Modelos Contemporâneos em Física.

Downloads

Publicado

03-09-2025

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

TEIXEIRA, Raffael Frota Souto; TAHIM, Makarius Oliveira. Radiação eletromagnética e o corpo humano: uma sequência didática para o Ensino Médio em uma abordagem CTSA. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14824, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14824. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14824. Acesso em: 7 dez. 2025.