Sequência de Ensino Investigativa sobre Reprodução: uma ferramenta indutora da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental

una herramienta para inducir la Alfabetización Científica en la Escuela Primaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14620

Palavras-chave:

Sequência de Ensino Investigativa; Alfabetização Científica; Aprendizagem Significativa

Resumo

No ensino de Ciências, a falta de interesse e motivação dos estudantes pela construção dos seus saberes, nos espaços escolares, pode estar associada à dificuldade em relacionar os conceitos científicos curriculares às situações vivenciadas por eles em seu cotidiano. Surge, assim, o grande desafio de trazer os conhecimentos científicos para próximo do contexto dos estudantes, tornando a aprendizagem significativa. Pensando em um ensino que promova a Alfabetização Científica (AC), o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) se mostra como uma abordagem capaz de estimular o interesse e a participação ativa dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições do EnCI e da Aprendizagem Significativa (AS), para a promoção da AC de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. No percurso metodológico, a coleta de dados foi realizada através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema “Mecanismos reprodutivos”, construída de acordo com os pressupostos de Carvalho (2013). Foram impactados 144 estudantes com uma abordagem didática que visa aproximar os conceitos científicos curriculares à curiosidade inata dos estudantes sobre o objeto do conhecimento “Reprodução”, provocando um maior engajamento e encantamento pelo “fazer Ciência”.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rozana Rodrigues Silva, Universidade Estadual de Goiás/Secretaria Estadual de Educação de Goiás

    Graduada em Ciências-Licenciatura Plena Habilitação em Química pela Universidade Estadual de Anápolis(1998), especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (2004) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (2024). Atualmente é Professora IV da Secretaria Estadual de Educação (GO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

08-04-2025 — Atualizado em 08-04-2025

Versões

Como Citar

SILVA, Rozana Rodrigues; SANTOS, Mirley Luciene. Sequência de Ensino Investigativa sobre Reprodução: uma ferramenta indutora da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: una herramienta para inducir la Alfabetización Científica en la Escuela Primaria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14620, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14620. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14620. Acesso em: 22 abr. 2025.