Educação STEM no Brasil: Uma análise dos conceitos fundamentais para o contexto do país
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14465Palavras-chave:
Movimento STEM, Comunidade de Prática, Educação BrasileiraResumo
O presente trabalho propõe apresentar uma proposta de conceito de Educação STEM, discutido e adaptado sob a ótica das demandas educacionais do cenário brasileiro, visando fornecer condições determinantes ao desenvolvimento escolar e acadêmico. No intuito de vislumbrar potencialidades de uma possível implementação do STEM no contexto escolar brasileiro, foi realizada uma pesquisa documental explicativa-exploratória e de cunho qualitativo. Para isso, a Comunidade de Práticas GEMS realizou estudos durante os anos de 2020 e 2023, a partir de produções científicas nacionais e internacionais, bem como as políticas públicas educacionais vigentes. Vale ressaltar que pesquisas paralelas com assuntos subjacentes à temática, também, contribuíram para a formulação do conceito exposto. Dessa forma, o GEMS concebe a Educação STEM como um Movimento em prol de um ensino emancipatório, atualizado e interdisciplinar, o qual deve ser desenvolvido por meio de um conhecimento aplicado para a resolução de problemas reais. Ademais, fomentar a STEM Literacy e enfatizar a criticidade, criatividade, comunicação e trabalho colaborativo, a fim de oportunizar ao estudante uma formação para o mundo do trabalho e para os desafios da vida. Portanto, o Movimento STEM visa uma educação que atenda as demandas e expectativas da sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Convocação Nº 03/2019 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília. DF. 2020. Disponível em:https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro. Acesso em: 14 mar. 2021.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 1. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 14 mar. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_basica_nova.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
BYBEE, Rodger W. The case for STEM Education: Challenges and Opportunities. Arlington, NSTA Press. 116. 2013.
BRUM, Ariane Prates. Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul. 2023. 128p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30341. Acesso em: 07 mar. 2024.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez. 1993.
CAVALCANTI, Marcos; GOMES, Elisabeth; PEREIRA, Andre. Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
CUNNINGHAM, Malaika. From STEM to STEAM: The potential for arts to facilitate innovation, literacy and participatory democracy. Disponível em: https://goo.gl/85IUIE. Acesso em: 07 mar. 2021.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. São Paulo. Apirus – 4ª Ed. 1998.
DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ENGLISH, Lyn. STEM education: Perspectives on integration. International Journal of STEM Education, v. 3, n. 3. 2016. doi: 10.1186/s40594-016-0036-1
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Papirus Editora 8ª Edição, Campinas-SP. 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1992.
GALLON, Mônica da Silva; DOPICO, Sabrina Isis Brugnarotto; ROCHA FILHO, João Bernardes. Transdisciplinaridade no ensino das ciências. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2017.
GÓMEZ, Adrianna.; ADÚRIZ-BRAVO, Agustin. La actividade científica escolar: Una actividade situada. Revista Configuraciones Formativas II: Formación e Praxis. México: Universidad de Guanajuato, 2007. p. 219-236.
KLEIN, Julie Thompson. Crossing boundaries: knowledge, disciplinarities, and interdisciplinarities. Charlottesville, VA: University Press of Virginia, 1996.
LEUNG, Allen. Boundary crossing pedagogy in STEM education. International Journal of STEM Education. v. 7, n. 15, p. 1-11. 2020. DOI: 10.1186/s40594-020-00212-9
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
LI, Yeping. et al. On thinking and STEM education. Journal for STEM Education Research, v. 2, n. 1. 2019. doi: 10.1007/s41979-019-00014-x.
LOPES, Andressa Freitas et al. Conceituação do Movimento STEM por meio da comunidade de prática GEMS. In: I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, n.1, 2020, Cerro Largo,/RS. Anais do I SSAPEC. Cerro Largo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/14512. Acesso em: 15 fev. 2024.
LOPES, Andressa Freitas. Comunidades de Prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente. 2022. 128p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24126. Acesso em: 08 mar. 2024.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011
MARGOT, Kelly; KETTLER, Todd. Teachers’ perception of STEM integration and education: a systematic literature review. International Journal of STEM Education, v. 6, n. 2. 2019. doi: 10.1186/s40594-018-0151-2.
MEDEIROS, Juliana Guarize. Influências da resolução de atividades STEM no processo de engajamento estudantil. 2023. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29417. Acesso em: 08 mar. 2024.
MELO, Graciele Carvalho. Panorama da STEM Literacy nas pesquisas de Educação STEM. 2022. 115p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24297. Acesso em: 07 mar. 2024.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de desenvolvimento Sustentável. ONU, Agenda de 2030. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs . Acesso em: 14 mar. 2024.
NATIONAL EDUCATION ASSOCIATION. Preparing 21st Century Studen.ts for a Global Society: An Educator’s Guide to the “Four Cs”. 2012. Disponível em: http://www.nea.org/assets/docs/A-Guide-to-Four-Cs.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.
NGSS Lead States. Next Generation Science Standards: For States, By States. Washington: The National Academies Press. 2013.
National Governors Association Center for Best Practices & Council of Chief State School Officers. Common Core State Standards for Mathematics. Washington, DC. 2010.
OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles; FOLMER, Vanderlei. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1014-1030, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2016000301014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2024. doi: 10.1590/1980- 4415v30n56a09
PEREIRA, Licicléa Aparecia dos Santos. Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade. 2014. 65 p. Monografia (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Humanidades, Guarabira, PB. 2014.
POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro. Interciência, 1995.
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). 2017. 135p. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2017. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331557. Acesso em: 10 fev. 2024.
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Nova tendência na área de educação pode melhorar o ensino básico no Brasil. Flávia Maia. Agência CNI de Notícias. On line. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/entrevistas/gustavo-pugliese/nova-tendencia-na-area-de-educacao-pode-melhorar-ensino-basico-no-brasil/. Acesso em: 14 mar. 2021.
SANDERS, Mark. STEM, STEM Education, STEMmania. The Technology Teacher, v. 68, n. 4, p. 20–26, 2009.
SANTANA, Ronaldo Santos; FRANZOLIN, Fernanda. O ensino de ciências por investigação e os desafios da implementação na práxis dos professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n.3, p. 218-237, 2018.
SOUSA, David; PILECKI, Tom. From STEM to STEAM: Using brain-compatible strategies to integrate the arts. Califórnia: Corwin Press, vol. 1, p. 260. 2013.
STEM TASK FORCE REPORT. Innovate: a blueprint for science, technology, engineering, and mathematics in California public education. Dublin, California: Californians Dedicated to Education Foundation. 2014.
TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de et al. Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM. (1a ed.). Recife: Even3 Publicações. 2021. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2024.
VASCONCELOS, Clara et al. Resolución de Problemas en Educación en Ciencias: Indicadores sobre el estado del arte. In: Anais do XIII Simposio sobre Enseñanza de la Geologia Alicante, (p. 307-313). Alicant: Universidade de Alicant, 2004.
WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; STEIL, Andrea Valéria. Transformações Conceituais de Comunidades de Prática da Aprendizagem Situada à Gestão Organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. Esp., p. 102-117, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/42292 . Acesso em: 07 mar. 2024.
WUNSCH, Luana Priscila et al. Comunicação, colaboração, criatividade e criticidade: os 4c e os saberes do docente da educação básica. In: XIII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas; IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; VI Seminário Internacional de Profissionalização Docente, 2017, Curitiba/PR. Anais do XIII EDUCERE. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 13140-13152. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24758_13961.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.
ZOLLMAN, Alan. Learning for STEM Literacy: STEM Literacy for Learning. School Science and Mathematics. v. 112, n 1, p. 12-19. 2012. doi: 10.1111/j.1949-8594.2012.00101
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Graciele Carvalho de Melo, Gabrieli Buzata Nicola, Daniel Morin Ocampo, Eliziane da Silva Dávila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














