Educação STEM no Brasil: Uma análise dos conceitos fundamentais para o contexto do país

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14465

Palavras-chave:

Movimento STEM, Comunidade de Prática, Educação Brasileira

Resumo

O presente trabalho propõe apresentar uma proposta de conceito de Educação STEM, discutido e adaptado sob a ótica das demandas educacionais do cenário brasileiro, visando fornecer condições determinantes ao desenvolvimento escolar e acadêmico. No intuito de vislumbrar potencialidades de uma possível implementação do STEM no contexto escolar brasileiro, foi realizada uma pesquisa documental explicativa-exploratória e de cunho qualitativo. Para isso, a Comunidade de Práticas GEMS realizou estudos durante os anos de 2020 e 2023, a partir de produções científicas nacionais e internacionais, bem como as políticas públicas educacionais vigentes. Vale ressaltar que pesquisas paralelas com assuntos subjacentes à temática, também, contribuíram para a formulação do conceito exposto. Dessa forma, o GEMS concebe a Educação STEM como um Movimento em prol de um ensino emancipatório, atualizado e interdisciplinar, o qual deve ser desenvolvido por meio de um conhecimento aplicado para a resolução de problemas reais. Ademais, fomentar a STEM Literacy e enfatizar a criticidade, criatividade, comunicação e trabalho colaborativo, a fim de oportunizar ao estudante uma formação para o mundo do trabalho e para os desafios da vida. Portanto, o Movimento STEM visa uma educação que atenda as demandas e expectativas da sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Graciele Carvalho de Melo, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS). Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Estudos do Movimento STEM - GEMS, da UFSM e do IFFar-SVS. Bolsista CAPES.

  • Gabrieli Buzata Nicola, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professora de tecnologias na rede de educação básica.

  • Daniel Morin Ocampo, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciado em Matemática pela PUC-RS. Mestre e Doutor pelo PPgECI da UFSM. Professor do Departamento de Matemática do CCNE da UFSM. Professor do PPGEMEF da UFSM. Lidera o Grupo de Pesquisa GEMS da UFSM.

  • Eliziane da Silva Dávila, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha e Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Sou docente de Biologia / Área Educação no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul - RS (IFFar - SVS) no Ensino Superior e nos cursos Técnicos Integrados nível Ensino Médio e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. Desenvolvo trabalhos referente à formação docente e Educação STEM.

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Publicado

27-08-2025

Como Citar

CARVALHO DE MELO, Graciele; BUZATA NICOLA, Gabrieli; MORIN OCAMPO, Daniel; DA SILVA DÁVILA, Eliziane. Educação STEM no Brasil: Uma análise dos conceitos fundamentais para o contexto do país. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14465, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14465. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14465. Acesso em: 7 dez. 2025.