Quintais urbanos e a valorização dos saberes populares: um estudo etnobotânico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14395

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizagem, Ensino de ciências por investigação, Etnobotânica

Resumo

A botânica no ensino médio geralmente carece de atratividade devido às aulas teóricas e distante do ambiente natural, desmotivando os alunos. Com o intuito de conhecer as plantas domiciliares e promover uma abordagem interdisciplinar no ensino da botânica, valorizando a interação entre os saberes científicos e populares, a pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Tianguá, Ceará. Utilizaram-se métodos investigativos e participativos para estudar as plantas domiciliares. Os discentes demonstraram conhecer uma diversidade de plantas ao relatar 78 espécies diferentes, sendo que 35% dos vegetais mencionados são encontrados nos domicílios. A abordagem investigativa, aliada à interação dos alunos com seus familiares e ao uso do quintal domiciliar como laboratório, teve impacto positivo na construção do conhecimento botânico, tornando-o mais significativo e relevante para realidade dos estudantes. 

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Publicado

16-06-2025

Como Citar

ALBUQUERQUE, Maraysa Cristina Ribeiro; DA SILVA , Maria Pessoa; DOS SANTOS, Kelly Polyana Pereira. Quintais urbanos e a valorização dos saberes populares: um estudo etnobotânico. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14395, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14395. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14395. Acesso em: 7 dez. 2025.