Quintais urbanos e a valorização dos saberes populares: um estudo etnobotânico
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14395Palavras-chave:
Ambientes de aprendizagem, Ensino de ciências por investigação, EtnobotânicaResumo
A botânica no ensino médio geralmente carece de atratividade devido às aulas teóricas e distante do ambiente natural, desmotivando os alunos. Com o intuito de conhecer as plantas domiciliares e promover uma abordagem interdisciplinar no ensino da botânica, valorizando a interação entre os saberes científicos e populares, a pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Tianguá, Ceará. Utilizaram-se métodos investigativos e participativos para estudar as plantas domiciliares. Os discentes demonstraram conhecer uma diversidade de plantas ao relatar 78 espécies diferentes, sendo que 35% dos vegetais mencionados são encontrados nos domicílios. A abordagem investigativa, aliada à interação dos alunos com seus familiares e ao uso do quintal domiciliar como laboratório, teve impacto positivo na construção do conhecimento botânico, tornando-o mais significativo e relevante para realidade dos estudantes.
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Copyright (c) 2025 Maraysa Cristina Ribeiro Albuquerque, Maria Pessoa da Silva , Kelly Polyana Pereira dos Santos

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