Formações de professores no contexto das Feiras e Mostras Científicas: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14317

Palavras-chave:

Formação de professores, Feiras e mostras científicas, Revisão de literatura.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que explora os significados da formação de professores em estudos nacionais sobre Feiras e Mostras Científicas (FMC). A análise abrange diferentes estratégias formativas, desde encontros presenciais até cursos online, adaptando-se às necessidades específicas de cada região e contexto. A importância das parcerias e colaborações entre instituições de ensino e pesquisa é destacada, visando fortalecer a autonomia dos professores e promover o compartilhamento de experiências. Os professores são reconhecidos como agentes transformadores no processo educativo, capacitados para orientar e envolver os alunos em atividades científicas, contribuindo para uma educação reflexiva e orientada para a construção do conhecimento. Além de promover o compartilhamento de conhecimento, as FMC desempenham um papel importante na promoção da ciência, inclusão social e desenvolvimento de políticas públicas no campo científico. É enfatizada a necessidade contínua de investir em iniciativas que valorizem e fortaleçam a formação de professores nesse contexto, proporcionando experiências formativas que beneficiem o desenvolvimento profissional dos professores e o conhecimento dos estudantes.

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Publicado

08-04-2025 — Atualizado em 08-04-2025

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, Sthefani; DOS SANTOS GUIDOTTI, Charles. Formações de professores no contexto das Feiras e Mostras Científicas: uma revisão sistemática de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14317, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14317. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14317. Acesso em: 22 abr. 2025.