Construir, desenvolver e significar: discussões acerca das experiências de pesquisa em educação durante formação inicial de professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13999

Palavras-chave:

professores de ciências, pesquisa em educação, formação inicial

Resumo

A universidade é composta por diversos espaços, sendo um destes o espaço da Pesquisa. Diversas são as formas e caminhos de se fazer pesquisa durante a formação acadêmica, nas licenciaturas isso não se torna diferente. É durante os Estágios que os licenciandos experimentam a pesquisa em educação. Neste trabalho objetivamos a discussão acerca dessas experiências, como os professores de ciências em formação inicial constroem, desenvolvem e significam a pesquisa em educação durante o Estágio supervisionado de formação de professores I, na sua formação inicial. Participaram da pesquisa 16 licenciandos em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, subdivididos 11 em grupos. A partir das respostas obtidas, foi possível uma divisão em três macrocategorias e uma subdivisão destas em oito categorias, sendo analisadas a partir de referências da área. Foi possível enxergar processos da formação inicial docente durante as falas dos entrevistados sobre suas experiências na pesquisa em educação, tendo uma maior representatividade (44,12%) respostas que expressam uma significação da cultura da escola. Pensando na formação de professores/as, torna-se possível considerar diálogos entre elementos que compõem as múltiplas realidades das escolas e como estes são experimentados durante o Estágio I.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-11-2025

Como Citar

NOBRE DA SILVA, Pedro Alexandre; GURGEL XIMBINHA, Pedro Wlgerlhes; DA SILVA NETO, Manoel Pedro; ARAÚJO SEVERO, Thiago Emmanuel. Construir, desenvolver e significar: discussões acerca das experiências de pesquisa em educação durante formação inicial de professores de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13999, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13999. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13999. Acesso em: 5 dez. 2025.