Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501

Palabras clave:

Inclusão escolar, Deficiência visual, Teoria Histórico-Cultural

Resumen

O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.

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Biografía del autor/a

  • Eliane Brunetto Pertile, Instituto Federal do Paraná

    Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Publicado

16-03-2022

Cómo citar

SCANHOLATO PRIMO, Camila; BRUNETTO PERTILE, Eliane. Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 256–277, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501. Acesso em: 9 mar. 2025.