Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino

Palavras-chave: Inclusão escolar, Deficiência visual, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Instituto Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Publicado
16-03-2022
Como Citar
SCANHOLATO PRIMO, C.; BRUNETTO PERTILE, E. Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 256-277, 16 mar. 2022.