Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano

Autores/as

  • Amanda Martins Professora da rede Estadual de Minas Gerais (SEE/MG)
  • Mayara Maia Professora da rede Estadual de Minas Gerais (SEE/MG)
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11228

Palabras clave:

Metododologias Ativas, Gamificação, Educação Matemática

Resumen

O presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (quick response). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARAÚJO, J. C. S.; Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, UFSC, Florianópolis, 2015.
BUSARELLO, Raul. I. Gamification: Princípios e Estratégias. 1a ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
GEE, J. P. Situatedlanguageandlearning: a critique oftraditionalschooling. London: Routledge, 2004.
GEE, J. P. Whyvideo games are good for your soul: pleasureandlearning. Melbourne: Common Ground, 2005.
GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 27, nº 1, p. 167-178, jan./ jun. 2009. Disponível em https://www.perspectiva.ufsc.br Acesso em 04 abr. 2019.
KOPFLER, E.; OSTERWEIL, S.; SALEN, K..Movinglearning games forward, 2008. Disponível em: <http://education.mit.edu/papers/MovingLearningGamesForward _EdArcade.pdf> Acesso em: 10/04/2019.
RECH, G. A. Metodologias ativas na formação continuada de professores de Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Exatas, UNIVATES, Lajeado.
SUITS, Bernard. ‘Whats is a game?” in: Philosophy of Science, Vol. 34, N.º 2, Junho de 1967, pp. 148-156. Revisão da tradução de Lucas Miotto.

Publicado

04-06-2020

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 309–321, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11228. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228. Acesso em: 1 mar. 2025.