Gamificação nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG

Autores

  • Isabela Matias dos Anjos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jane Araújo Moreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Gamificação, Ensino de Matemática, Ensino Remoto, Smartphone

Resumo

O presente texto busca refletir sobre as contribuições da implementação de uma proposta de intervenção, pautada na abordagem da Gamificação, nas aulas de Matemática de uma turma da Educação de Jovens e Adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Itabirito, Mias Gerais. A motivação inicial para estruturar tal proposta emergiu do anseio de propor atividades que despertassem o interesse dos alunos e oportunizasse maior interação entre eles, dado o contexto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid 19. A proposta consistiu em um quiz gamificado, utilizando um aplicativo chamado MIT APP INVENTOR, no qual foram colocadas questões matemáticas, presentes no cotidiano dos alunos. A expectativa era a de que o quiz desafiasse o aluno, estimulasse sua autonomia e, ainda, o motivasse nas aulas remotas. A estruturação da proposta foi instigante, visto que ela dependia de uma ferramenta desconhecida pelos autores, fato que mobilizou muito estudo e aprendizado. Já na implementação da proposta foram enfrentadas dificuldades, sobretudo pelo contexto do ensino remoto. Contudo, o trabalho desencadeou uma reflexão sobre o papel do professor no ensino remoto e as possibilidades para o ensino em tempos de pandemia.

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Biografia do Autor

  • Isabela Matias dos Anjos, Universidade Federal de Ouro Preto

    Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto

  • Jane Araújo Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Licenciada em Matemática pela UFOP.

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Publicado

04-05-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Gamificação nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 447–463, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13107. Acesso em: 1 mar. 2025.