Percepções de Licenciandos em Química sobre Caça ao Tesouro: Análise Quantitativa da Mobilização de Conteúdos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15033Keywords:
Atividade lúdica, PIBID, Testes não paramétricos.Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre a possibilidade da atividade lúdica Caça ao Tesouro oportunizar a mobilização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa do tipo Survey e adota uma abordagem metodológica quantitativa, com foco analítico, fundamentada na análise estatística dos dados. Esta pesquisa foi realizada com 20 licenciandos em Química, participantes do subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Após a atividade lúdica, os participantes responderam a um questionário Likert com 25 assertivas. Os dados foram analisados utilizando-se testes não paramétricos, especificamente os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, para verificar diferenças significativas nas percepções entre grupos. Os resultados indicam um alto grau de concordância em relação ao impacto educativo da atividade, com variações de percepção entre os participantes. A análise também revelou que a Caça ao Tesouro favorece a mobilização de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, reforçando o impacto das práticas lúdicas no ensino e aprendizagem e na formação de futuros docentes.
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