O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES

Autores

  • Francisco Marconcio Targino de Moura Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - SME
  • Roselene Ferreira Sousa
  • Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.8849

Resumo

A perspectiva da contextualização do ensino veio a tona com a reforma do Ensino Médio, logo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) que apresenta em seu discurso a necessidade da compreensão dos conhecimentos para uso no contexto social, valorizando a experiência extraescolar. Nosso objetivo geral foi investigar qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância e desenvolvimento da contextualização em aulas de química. Mais especificamente buscamos: a) Analisar que importância os alunos do ensino médio atribuem a contextualização dos conteúdos curriculares de química e b) Observar como os alunos do ensino médio descrevem a realização do trabalho de contextualização dos conteúdos curriculares nas aulas de química. Como método de pesquisa usamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que consiste em obter o discurso de uma coletividade não como a soma de iguais, mas sim como a junção de pontos semelhantes do discurso de cada um dos indivíduos de um grupo. Percebe-se que a principal função da contextualização reside no fato desta envolver o aluno em seu contexto social e cultural.

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i3.8849. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849. Acesso em: 1 mar. 2025.