A pesquisa em Ensino de Botânica: contribuições e características da produção científica em periódicos

contribuições e características da produção científica em periódicos

  • Lucas Dias Leopoldo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus Bauru
  • Fernando Bastos
Palavras-chave: Ensino de Botânica; Biologia; Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo apresentar os resultados e contribuições de publicações sobre o Ensino de Botânica, relacionadas ao âmbito de um setor de produção e divulgação científica. A metodologia consistiu na escolha de quatro periódicos de referência pertencentes à área de Ensino de Ciências, na realização de levantamentos em edições compreendidas entre os anos de 2010 a 2016, e discussões envolvendo os resultados e contribuições obtidos. Os aspectos encontrados refletiram uma produção incipiente de artigos que realizassem uma interlocução entre o Ensino de Botânica e a pesquisa em Ensino de Ciências. Tal cenário implica na necessidade de maiores estudos sobre a produção de conhecimentos para a área, a fim de se identificar lacunas em outros setores de produção e promover uma maior divulgação do ensino de botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bastos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, formação de professores, abordagens para o ensino de ciências.

 

Publicado
17-02-2019
Como Citar
LEOPOLDO, L.; BASTOS, F. A pesquisa em Ensino de Botânica: contribuições e características da produção científica em periódicos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 3, 17 fev. 2019.