A Construção da Identidade Docente do Licenciado de Ciências Biológicas em Início de Carreira

  • Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Gleize Cristina França de Barros Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Marcos Alexandre de Melo Barros Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Palavras-chave: Identidade docente, Iniciação a docência

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a construção da identidade docente do licenciado de ciências biológicas em início de carreira. Autores como Tardif (2002, 2005), Gauthier (1999), Borges (2003) e Nóvoa (1997) ressaltam a premência de discussão sobre essa temática. As inquietações dos autores despontam ao reconhecer que os alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas, em sua maioria, não se veem como futuros professores, e sim como biólogos, ou seja, pesquisadores, Por outro lado, há existência de Mestre e Doutores em Ciências Biológicas retornando a universidade para cursarem a licenciatura visto que o mercado de trabalho para pesquisadores nesta área em Pernambuco é bastante restrito. Destaca-se ainda o choque de realidade que esses profissionais enfrentam no início de sua carreira docente, na qual segundo Huberman (1995), há uma distância entre os ideais e as realidades cotidianas da sala de aula. Como resultados iniciais da pesquisa desenvolvidas com os alunos da UFPE que estão no estágio em ensino de biologia ratificam o diagnostico inicial dos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-06-2018
Como Citar
DE OLIVEIRA ARAÚJO, M. D.; FRANÇA DE BARROS, G. C.; DE MELO BARROS, M. A Construção da Identidade Docente do Licenciado de Ciências Biológicas em Início de Carreira. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 21 jun. 2018.