A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores

  • Renata Viviane Raffa Rodrigues
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Palavras-chave: Caso multimídia;, Ensino Exploratório de Matemática;, Engajamento dos alunos;, Visão profissional de Futuros Professores

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, contou com a participação de duas turmas de futuros professores (FP) que cursaram uma disciplina específica de prática como componente curricular assente na exploração de um caso multimídia e oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse contexto formativo, o estudo centra-se na visão profissional desses FP sobre as ações docentes realizadas para promover o engajamento inicial dos alunos em uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. A aula é contemplada no caso por meio de diferentes mídias que retratam elementos da prática de uma professora experiente no Ensino Exploratório, voltada à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Esta investigação utiliza como fontes de dados as respostas escritas que os FP expressaram às questões do multimídia referentes ao vídeo analisado. Os resultados evidenciam seis aspectos, concernentes ao modo pelo qual a professora propõe e apresenta a tarefa aos alunos, que se sobressaem à visão dos FP. Além disso, na medida em que os FP conseguem perpassar diferentes dimensões de raciocínio – descrição, explicação e previsão, sobre os eventos (re)conhecidos no vídeo, eles revelam perceber os significados didático-pedagógicos que subjazem tais aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-04-2018
Como Citar
RODRIGUES, R.; CYRINO, M. A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 10 abr. 2018.