Tendências recentes nas atitudes relacionadas à ciência na formação de professores (2016–2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15333

Palavras-chave:

atitudes relacionadas à ciência , formação docente, ensino de ciências

Resumo

O artigo apresenta uma análise documental das tendências mais relevantes sobre as atitudes relacionadas à ciência no período de 2016 a 2025, a partir da perspectiva da formação de professores. A revisão incluiu 29 estudos localizados em bases de dados acadêmicas que abordaram as atitudes em diferentes contextos educacionais. Os resultados indicam que a maioria das investigações compreende as atitudes a partir de uma perspectiva multidimensional do constructo, integrando aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais no contexto educativo, o que possibilita uma compreensão mais holística do fenômeno estudado. No entanto, algumas pesquisas carecem de um referencial teórico que articule de forma coerente a análise das atitudes com o instrumento utilizado para sua determinação. A maior produção acadêmica concentra-se no continente europeu, com menor representatividade na América Latina. Alguns estudos empregam estratégias didáticas que, por meio da implementação de metodologias ativas como a gamificação, a sala de aula invertida e o uso de recursos tecnológicos, promovem atitudes favoráveis. Conclui-se que as atitudes relacionadas à ciência constituem um elemento fundamental na formação docente, na construção da identidade profissional e na ação pedagógica em sala de aula. Portanto, é essencial que os programas de formação inicial promovam seu fortalecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yesid Luciano Rojas Motta , Universidad Cuauhtémoc, México / Universidad Surcolombiana, Colombia 

    Doutorando

  • Gilberto Nieto López, Universidad Cuauhtémoc, México

    Professor Doutor, Orientador do Doutoramento

Publicado

09-12-2025

Como Citar

ROJAS MOTTA , Yesid Luciano; NIETO LÓPEZ, Gilberto. Tendências recentes nas atitudes relacionadas à ciência na formação de professores (2016–2025). Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15333, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15333. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15333. Acesso em: 13 dez. 2025.