Tendências recentes nas atitudes relacionadas à ciência na formação de professores (2016–2025)
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15333Palavras-chave:
atitudes relacionadas à ciência , formação docente, ensino de ciênciasResumo
O artigo apresenta uma análise documental das tendências mais relevantes sobre as atitudes relacionadas à ciência no período de 2016 a 2025, a partir da perspectiva da formação de professores. A revisão incluiu 29 estudos localizados em bases de dados acadêmicas que abordaram as atitudes em diferentes contextos educacionais. Os resultados indicam que a maioria das investigações compreende as atitudes a partir de uma perspectiva multidimensional do constructo, integrando aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais no contexto educativo, o que possibilita uma compreensão mais holística do fenômeno estudado. No entanto, algumas pesquisas carecem de um referencial teórico que articule de forma coerente a análise das atitudes com o instrumento utilizado para sua determinação. A maior produção acadêmica concentra-se no continente europeu, com menor representatividade na América Latina. Alguns estudos empregam estratégias didáticas que, por meio da implementação de metodologias ativas como a gamificação, a sala de aula invertida e o uso de recursos tecnológicos, promovem atitudes favoráveis. Conclui-se que as atitudes relacionadas à ciência constituem um elemento fundamental na formação docente, na construção da identidade profissional e na ação pedagógica em sala de aula. Portanto, é essencial que os programas de formação inicial promovam seu fortalecimento.
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