Popularização da Ciência com Luz Negra: Criação de uma Sala Temática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15183

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, divulgação cientifica, ensino de química.

Resumo

O presente relato descreve o processo de planejamento, concepção e execução da sala temática “A Ciência e a Luz Negra”, realizada na Universidade Federal do Piauí, durante a ação “UFPI de Portas Abertas”, parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A proposta buscou popularizar a ciência por meio de uma abordagem interativa, lúdica e acessível, utilizando a luz negra para revelar cores fluorescentes em objetos, tintas e soluções. A atividade foi estruturada em: (1) ambientação imersiva com experimentos interativos utilizando produtos fáceis de encontrar no cotidiano; (2) mediação adaptada a diferentes níveis escolares; e (3) estímulo ao protagonismo dos visitantes, majoritariamente estudantes da educação básica de escolas públicas de Teresina-PI. A experiência gerou quatro impactos principais: (i) elevado engajamento do público; (ii) desmistificação de conceitos científicos; (iii) reconhecimento de aplicações da luz UV; e (iv) fortalecimento do vínculo universidade-comunidade. Os resultados demonstram que a iniciativa cumpriu seu duplo propósito educativo e social, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 e às premissas da aprendizagem significativa. Portanto, a atividade reforça a importância de abordagens lúdico-experimentais, no processo de democratização do conhecimento científico, evidenciando o potencial transformador das ações de extensão universitária como ferramentas de inclusão e desenvolvimento social.

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Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MOREIRA DOS SANTOS, Maria Clara. Popularização da Ciência com Luz Negra: Criação de uma Sala Temática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Piauí. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15183, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15183. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15183. Acesso em: 5 dez. 2025.