Percepções de um grupo de professoras pedagogas sobre o uso de audiovisuais no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15091

Palavras-chave:

Ensino de ciências, vídeos didáticos, séries iniciais

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, problematiza duas importantes variáveis da prática educativa: os recursos didáticos e a formação de professores. Tem por objetivo produzir conhecimentos que contribuam para a utilização crítica de recursos audiovisuais nas aulas de ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental. Aqui, apresentamos a primeira etapa da pesquisa, uma discussão empreendida a partir de entrevistas realizadas com um grupo de professores de uma escola municipal do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam uma subutilização desses recursos, tanto para consulta quanto para uso como ferramenta pedagógica. Essa realidade evidencia um anacronismo no ambiente escolar, que falha em incorporar ao trabalho didático as produções tecnológicas contemporâneas, apontando para a necessidade de reflexão sobre a prática docente e sobre a integração da mídia na educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARROIO, Agnaldo e GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006. Disponível em http://www.academia.edu/1598678/O_VideoEducativo_Aspectos_da_ organizacao_do_Ensino. Acesso em: 28 out. 2024

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 8, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf . Acesso em: 28 out. 2024

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995

BELLONI, Maria Luiza. (org.) A formação na Sociedade do Espetáculo, São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BITTENCOURT, Oraide Suzana Antunes. O Show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2023.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Trad. M.J. Alvarez, S.B. Santos e T.M. Baptista. Porto: Ed. Porto, 1994.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

COOPER, Aline de Fátima Santos Camara e ANJOS, Maylta Brandão dos. Sequencia didática como produto educacional: em foco os recursos audiovisuais e a educação ambiental crítica. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.10 n.2 2020.

FERRÉS, Joan. Cómo integrar el vídeo en la escuela. Barcelona: Ceac, 1988.

FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2a ed. Trad. J. A. Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GEREMIAS, Betania Medeiros; CASSIANI, Suzani. Sentidos de tecnologia em animações educativas: De onde vem o papel? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindoia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0712-4.pd Acesso em: 05 mai. 2024

GUTIERREZ, Francisco. Linguagem total: Uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo, Summus, 1978.

LIBÂNEO. José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. RBEP, Brasília, v.91, n. 229, p. 562-583, 2010.

LIMA, Joyce Ingrid de. MORETTO, Rafael Alberto. O ensino de ciências e a formação inicial do pedagogo: reflexões a partir da experiência de uma disciplina oferecida em uma universidade pública do estado de São Paulo. I Simpósio Sul - Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, UFFS Campus Cerro Largo, 2020.

LORENZETTI, Leonir. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas. v. 1, n. 1, 2002

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga.; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2004. Disponível em: < https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/535 > Acesso em: 30 out. 2024

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. v. 2, n. jan.-abr., p. 27-35, 1995.

MORÁN, José Manuel. Como ver Televisão. São Paulo, Ed. Paulinas, 1991.

NETO, Otavio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: M. C. S. Minayo (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. (pp. 51-66). 22ª ed. Petrópolis: Vozes.

RAMOS, Flávia Brocchetto; ROSA, Marcelo Prado Amaral Rosa; Introdução da Ciência na infância: o caso da série De onde vem? Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 3, p. 41-59, set./dez. 2013. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/324657074_Introducao_da_Ciencia_na_infancia_o_caso_da_serie_De_onde_vem> Acesso em: 20 out. 2024

ROSA, Cleci Werner; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p.357-368, 2007. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/465 Acesso em: 20 out. 2024

SILVA, Cristine Santos de Souza da; SOUZA, Denise Santos de; PROCHNOW Tania Renata. As crianças e o interesse pela ciência: um estudo baseado em ações para promoção da aprendizagem significativa. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8784 Acesso em: 03 out. 2024

ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso de recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 1, p.33-49, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1557/1/Paulo%20Ricardo%20da%20Silva%20Rosa%204.pdf Acesso em: 20 out. 2024

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VARGAS, Emanuelly Menezes; FUMAGALLI, Desireè Ribas; PETERMANN Juliana. Ciência, gênero e infância: reflexões teóricas a partir da série animada “O Show da Luna”. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017

VIECHENESKI, Juliana.; LORENZETTI, Leonir.; CARLETTO, Marcia Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 853-879, 2012. Disponível em: https://cutt.ly/WQUa2dW Acesso em: 3 mar. 2024.

VIGOTSKY, Lev Smenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

COSTA, Tereza Neuma de Alencar; CERDAS, Eliane. Percepções de um grupo de professoras pedagogas sobre o uso de audiovisuais no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15091, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15091. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15091. Acesso em: 13 dez. 2025.