Objetivos de ensino em dissertações e teses sobre argumentação científica escolar e pensamento crítico

Palavras-chave: Objetivos de Ensino, Argumentação Científica Escolar, Pensamento Crítico

Resumo

No campo da Educação em Ciências, o desenvolvimento da argumentação científica escolar e do pensamento crítico é essencial para o desenvolvimento de habilidades analíticas, interpretativas e de tomada de decisões. Nos questionamos se os objetivos de ensino em dissertações e teses que se apoiam na argumentação e no pensamento crítico abordam a prática social e cidadã. Buscamos analisar os objetivos de ensino delineados em dissertações e teses no período de 2013 e 2023, que incluíam a implementação de atividades em aulas de química. A análise dos objetivos de ensino expressos nos 16 trabalhos selecionados, corrobora, em grande parte, com as discussões teóricas que defendem a importância de um ensino de ciências que vá além dos conteúdos científicos, integrando temáticas sociocientíficas para a formação crítica e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nailma de Araújo Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Bolsista Capes (2022-2024). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN (2021). Bolsista no Programa Residência Pedagógica CAPES (2020-2021). É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação no Ensino de Ciências - ArgEC (UFRN). Interesse na área de Ensino de Química/Ensino de Ciências, especificamente nas temáticas: Argumentação Científica Escolar, Pensamento Crítico e Estratégias de ensino.

Marcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014 e 2022) em Ensino de Ciências pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes Ciência sem Fronteiras e PRINT. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professora titular e coordenadora do PPGECM (2023-2025).  Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências, criticidade e formação de professores.

Midiã Medeiros Monteiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela UFRN, com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona(UAB) (Bolsista CAPES-PRINT). Tem interesse nas temáticas do Ensino de Ciências, com ênfase na Didática das Ciências e utilização da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino, da Argumentação Científica Escolar e Divulgação e Popularização da Ciência. Também sobre as bases teórico-filosóficas da educação na perspectiva de Castoriadis. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). É membra do grupo de estudos e pesquisa Argumentação e Ensino de ArgEC (UFRN) e do grupo de extensão Ciência no Parque (Ufersa). Orientadora do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (2022-2024). Membra permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional (ProfMat/Ufersa) e colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências em Matemática (PPgECM/UFRN).

Publicado
19-12-2024
Como Citar
SILVA, N.; SILVA, M.; MONTEIRO, M. Objetivos de ensino em dissertações e teses sobre argumentação científica escolar e pensamento crítico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 181-202, 19 dez. 2024.