Objetivos de ensino em dissertações e teses sobre argumentação científica escolar e pensamento crítico
Resumo
No campo da Educação em Ciências, o desenvolvimento da argumentação científica escolar e do pensamento crítico é essencial para o desenvolvimento de habilidades analíticas, interpretativas e de tomada de decisões. Nos questionamos se os objetivos de ensino em dissertações e teses que se apoiam na argumentação e no pensamento crítico abordam a prática social e cidadã. Buscamos analisar os objetivos de ensino delineados em dissertações e teses no período de 2013 e 2023, que incluíam a implementação de atividades em aulas de química. A análise dos objetivos de ensino expressos nos 16 trabalhos selecionados, corrobora, em grande parte, com as discussões teóricas que defendem a importância de um ensino de ciências que vá além dos conteúdos científicos, integrando temáticas sociocientíficas para a formação crítica e cidadã.
Downloads
Copyright (c) 2024 Nailma de Araújo Silva, Marcia Gorette Lima da Silva, Midiã Medeiros Monteiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.