Integração institucional: análise de um modelo sociológico para perseverança em licenciaturas nas Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14608

Palavras-chave:

Evasão e Persistência, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

Motivados pela crescente preocupação atual com o chamado “apagão de professores” no Brasil, decidimos direcionar o foco deste trabalho às tendências investigativas mais recentes utilizadas para pesquisar fenômenos de evasão e persistência nas licenciaturas em ciências da natureza de instituições brasileiras de ensino superior. Naturalmente, a evasão no ensino de ciências motiva numerosos artigos ao longo dos anos, portanto, para que possamos discutir com alguma profundidade a respeito do tema, optamos por uma delimitação que consiste na análise de resultados de investigações publicadas nos últimos cinco anos, em revistas Qualis A1, e que orientassem suas pesquisas por meio de uma perspectiva social, de acordo com as definições que discutimos ao longo do trabalho. Orientamos nossas discussões em etapas referentes às fases de formação acadêmica propostas na modelagem adotada, sendo elas: entrada, integração e decisão. Entre os resultados discutidos, destacam-se as propostas de mudança nas grades curriculares, trazendo disciplinas do núcleo de didática para os semestres iniciais dos cursos, e as metodologias ativas de ensino, tais com o ensino por investigação, que possibilitam maior interação entre pares e, consequentemente, potencial atenuação das consequências trazidas pela disparidade de formação inicial.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

BUENO, Paulo Eduardo; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Integração institucional: análise de um modelo sociológico para perseverança em licenciaturas nas Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 123 a 137, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14608. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14608. Acesso em: 11 mar. 2025.