Uso de Sequencia Didática no Ensino de Ciências: Aplicação de metodologias ativas como simplificador de aprendizagem com ênfase no ensino da química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14580

Palavras-chave:

Sequência Didática, Ensino e Aprendizagem, Metodologias Ativas

Resumo

O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza e suas tecnologias são de fundamental importância para a formação dos alunos nos anos iniciais. A disciplina de ciências juntamente com a interdisciplinaridade, quando bem trabalhadas nas escolas, ajudam os discentes a encontrarem respostas para muitas questões. Tais questionamentos fazem com que os alunos estejam em permanente exercício de raciocínio, despertando a curiosidade dos mesmos em saber a origem das coisas, como por exemplo a proveniência dos fenômenos da natureza, bem como em explorar o que lhes parecem diferentes ou intrigantes. Nesse sentido, a Sequência Didática (SD) a ser apresentada buscar abordagens que promovam a iniciação científica e a investigação, encorajando os alunos a pensar criticamente e a explorar o mundo ao seu redor. O presente artigo apresenta duas SDs elaboradas para serem aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta tem como base principal o ensino de Ciências, com foco nos objetos de conhecimento relacionados à Química, buscando proporcionar uma estratégia eficaz para auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos complexos e sua aplicação em contextos práticos. Vale destacar que as SDs foram desenvolvidas teoricamente, mas não chegaram a ser aplicadas em sala de aula.

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Publicado

13-05-2025

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

SILVA, Josilene Pereira; ALMEIDA DA HORA, Paulo Henrique; DOS SANTOS, Marcela Silva. Uso de Sequencia Didática no Ensino de Ciências: Aplicação de metodologias ativas como simplificador de aprendizagem com ênfase no ensino da química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14580, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14580. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14580. Acesso em: 17 jun. 2025.