Uso de Sequencia Didática no Ensino de Ciências: Aplicação de metodologias ativas como simplificador de aprendizagem com ênfase no ensino da química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14580Palavras-chave:
Sequência Didática, Ensino e Aprendizagem, Metodologias AtivasResumo
O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza e suas tecnologias são de fundamental importância para a formação dos alunos nos anos iniciais. A disciplina de ciências juntamente com a interdisciplinaridade, quando bem trabalhadas nas escolas, ajudam os discentes a encontrarem respostas para muitas questões. Tais questionamentos fazem com que os alunos estejam em permanente exercício de raciocínio, despertando a curiosidade dos mesmos em saber a origem das coisas, como por exemplo a proveniência dos fenômenos da natureza, bem como em explorar o que lhes parecem diferentes ou intrigantes. Nesse sentido, a Sequência Didática (SD) a ser apresentada buscar abordagens que promovam a iniciação científica e a investigação, encorajando os alunos a pensar criticamente e a explorar o mundo ao seu redor. O presente artigo apresenta duas SDs elaboradas para serem aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta tem como base principal o ensino de Ciências, com foco nos objetos de conhecimento relacionados à Química, buscando proporcionar uma estratégia eficaz para auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos complexos e sua aplicação em contextos práticos. Vale destacar que as SDs foram desenvolvidas teoricamente, mas não chegaram a ser aplicadas em sala de aula.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL ESCOLA. Modelos Atômicos. Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/modelos-atomicos.htm. Acesso em: 30/05/2024.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33.
CHASSOT, A.I. A Educação no Ensino de Química. Ijuí, Rio Grande do Sul: Unijuí, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
Leis ponderais disponível em Leis Ponderais - Química Enem | Educa Mais Brasil acessado em 25/05/2024.
Linhares, Menta (@mentalizando_quimica). Pacote de jogos de química - Pacote Omega.
Disponível em: https://www.instagram.com/mentalizando_quimica/ acessado em 25/10/2023
SOUZA. Emily. Bomfim.; KIM. Sônia. Ensino de Ciências por Investigações: Uma sequência didática para o Ensino Fundamental I. In.: Revista Educação Pública. nº 6. Vol. 21. 23 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/ensino-de-ciencias-porinvestigacoes-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-fundamental-i. Acesso em dia 28/05/2024.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Editora ARTMED. 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josilene Pereira Silva, Paulo Henrique Almeida da Hora, Marcela Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.