Estado do conhecimento sobre Educação Ambiental com foco na formação continuada de docentes da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14509

Palavras-chave:

Ciências Ambientais, Formação de professores, Primeira Infância

Resumo

O mundo moderno, marcado pelo consumismo desenfreado, tem sido um dos principais motivos da degradação ambiental e do esgotamento dos recursos naturais. Em resposta a esse desafio global, a Educação Ambiental emerge como uma poderosa ferramenta capaz de mitigar os impactos negativos dessa tendência. Este artigo se propõe a realizar uma revisão do estado do conhecimento sobre a Educação Ambiental na formação continuada de docentes da Educação Infantil, destacando as particularidades e necessidades específicas dessa etapa essencial da educação básica. Os resultados obtidos revelam uma notável escassez de estudos dedicados à formação continuada em Educação Ambiental para professores da Educação Infantil. Além disso, evidenciam também uma resistência institucional significativa em abordar efetivamente esse tema, apontando para a urgente necessidade de uma maior atenção e investimento na formação dos educadores, especialmente no contexto da Educação Ambiental.

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Publicado

13-05-2025

Como Citar

GOMES, Bruno Douglas Moreno; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; TRIANI, Felipe da Silva. Estado do conhecimento sobre Educação Ambiental com foco na formação continuada de docentes da Educação Infantil. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14509, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14509. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14509. Acesso em: 17 jun. 2025.