Concepções em biotecnologia ambiental e a proposição de um jogo didático baseado no design
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14481Palavras-chave:
Aplicações biotecnológicas, Design Thinking, Jogo didáticoResumo
Esta proposta didática aborda o processo de construção de um jogo online a partir do Design Thinking, buscando-se diagnosticar o reconhecimento de aplicações biotecnológicas pelos discentes do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio público estadual, e promover a compreensão das aplicações da biotecnologia ambiental por meio de um jogo online. A partir das cinco etapas do Design Thinking, (1) realizamos a análise da abordagem da biotecnologia em livros didáticos – empatizar; (2) identificamos a necessidade de aproximação da biotecnologia ao cotidiano dos discentes – (re)definir; (3) projetamos uma maneira interessante e lúdica – idear, por meio do (4) jogo online elaborado na plataforma Kahoot – prototipar; e (5) validamos o jogo com os discentes – testar. Na etapa testar, o jogo didático foi validado em um encontro remoto e síncrono em que percebemos as concepções dos discentes sobre a biotecnologia ambiental (Questionário 1), apresentamos conceitos e aplicações da biotecnologia no cotidiano (aula expositiva), propomos e avaliamos o jogo didático (Questionário 2). Percebeu-se que os discentes compreendem o conceito de biotecnologia, porém apresentam dificuldades de associá-lo com aplicações práticas do cotidiano. O jogo promoveu a aprendizagem dos discentes de forma lúdica, e pode ser utilizado como um recurso de avaliação da aprendizagem.