Experimentação como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de genética

Palavras-chave: aula prática, Ensino Médio, Biologia

Resumo

Este trabalho trata do relato de uma experiência sobre a importância da aula prática no processo de ensino e aprendizagem de genética. O estudo foi conduzido na forma de um relato de experiência a partir da vivência e observação de uma aula prática de extração de DNA da disciplina Biologia no 3° ano em uma instituição pública no município de Paracatu – MG. A intervenção pedagógica foi realizada em seis turmas do Ensino Médio Integrado durante duas aulas (100 minutos). Durante a aula prática, a metodologia utilizada foi a participativa que permitiu a atuação efetiva dos alunos no processo educativo sem considerá-los meros receptores. Ao longo das aulas práticas a professora observou e anotou o comportamento dos alunos com relação a compreensão e execução da atividade, participação, trabalho em equipe, etc. O aprendizado dos alunos foi avaliado através das discussões durante a realização do experimento e do questionário que eles responderam ao final da aula prática. Diante do que foi exposto, pôde-se observar a importância da aula prática como uma ferramenta metodológica na disciplina de Biologia para abordar a genética, dentre as principais vantagens apontadas pelos alunos está a maior fixação do conteúdo que foi visto anteriormente nas aulas teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizzandra Marta Martins Gandini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

 

 

Brenda Garcia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

 

 

Publicado
19-12-2024
Como Citar
GANDINI, A.; GANDINI, E.; GARCIA, B. Experimentação como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de genética. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 346-357, 19 dez. 2024.
Seção
Relatos de Experiências