Experimentação como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de genética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14380

Palavras-chave:

aula prática, Ensino Médio, Biologia

Resumo

Este trabalho trata do relato de uma experiência sobre a importância da aula prática no processo de ensino e aprendizagem de genética. O estudo foi conduzido na forma de um relato de experiência a partir da vivência e observação de uma aula prática de extração de DNA da disciplina Biologia no 3° ano em uma instituição pública no município de Paracatu – MG. A intervenção pedagógica foi realizada em seis turmas do Ensino Médio Integrado durante duas aulas (100 minutos). Durante a aula prática, a metodologia utilizada foi a participativa que permitiu a atuação efetiva dos alunos no processo educativo sem considerá-los meros receptores. Ao longo das aulas práticas a professora observou e anotou o comportamento dos alunos com relação a compreensão e execução da atividade, participação, trabalho em equipe, etc. O aprendizado dos alunos foi avaliado através das discussões durante a realização do experimento e do questionário que eles responderam ao final da aula prática. Diante do que foi exposto, pôde-se observar a importância da aula prática como uma ferramenta metodológica na disciplina de Biologia para abordar a genética, dentre as principais vantagens apontadas pelos alunos está a maior fixação do conteúdo que foi visto anteriormente nas aulas teóricas.

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Biografia do Autor

  • Elizzandra Marta Martins Gandini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

     

     

  • Brenda Garcia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

     

     

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Publicado

19-12-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Experimentação como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de genética. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 346–357, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n4.14380. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14380. Acesso em: 1 mar. 2025.