Oficinas científicas na formação continuada de professores de ciências: análise de uma atividade disparadora

Palavras-chave: Ensino por investigação, Educação científica, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho tem como propósito descrever e analisar uma atividade disparadora fundamentada no Ensino de Ciências por Investigação. Essa atividade, chamada "Qual é a folha?", constituiu a primeira etapa de uma oficina científica que foi ofertada em três edições para 32 professores de ciências de escolas públicas municipais de Itaboraí (RJ). A partir de uma proposta bastante simples e acessível, buscou-se fomentar a discussão sobre aspectos relacionados à atividade científica e estimular a curiosidade sobre a metodologia científica. A atividade foi capaz de promover descontração e interação, além de ter envolvido os participantes em práticas científicas como observação, descrição, argumentação e utilização de materiais. Considerando que a investigação constitui um elemento central da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências, espera-se que a formação tenha contribuído para que os docentes compreendam a abordagem investigativa, de maneira a incluí-la em seus planejamentos de ensino, visando a promoção da alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Juliana Martins Marteleto Novo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências - Educação, Difusão e Gestão em Biociências (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis - UFRJ/2023) e Mestre em Formação Científica para Professores de Biologia (UFRJ - Duque de Caxias/2017). É professora concursada da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (desde 2010) e da Prefeitura Municipal de Itaboraí (desde 2012), na área de Ciências e Biologia, com experiência em turmas das classes populares, no Ensino Fundamental II (nas modalidades regular e da Educação de Jovens e Adultos) e no Ensino Médio. Atualmente, exerce a função de Assessora Pedagógica da Coordenação de Jovens e Adultos (EJA), na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí. Além disso, atua em projetos de Educação e Divulgação Cientifica como cursos experimentais de curta duração e oficinas científicas voltados para crianças, jovens e professores da Educação Básica. É mãe de uma menina, nascida em Dezembro/2018.

Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora Associada do Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: proteínas amiloidogênicas, agregação de proteínas e amiloidoses, Doenca de Parkinson. Atualmente é membro do GT-PEG (Grupo de Trabalho Parentalidade e Equidade de Gênero) da UFRJ e Diretora acadêmica no Campus UFRJ Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade desde maio de 2022.

Luisa Andrea Ketzer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Doutorado em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ - 2008) e Pós-Doutorado em Bioquímica no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (2011). Atualmente é Vice-Diretora Geral, Professora Associada de Bioquímica e coordena o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa UFRJ Xerém em Biologia (NUMPEX-Bio) do Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: termogênese, bioenergética mitocondrial, metabolismo endócrino, mecanismos antioxidantes, bioquímica de selenocompostos e capsaicinoides. Além disso, atua em projetos de Educação em Ciências, coordenando cursos experimentais de curta duração para jovens da Educação Básica, oficinas científicas e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Andrea Thompson Da Poian, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sua linha de pesquisa está voltada para o estudo de diferentes aspectos da interação vírus-célula, principalmente nos seguintes temas: mecanismos de entrada dos vírus em suas células hospedeiras, estrutura das proteínas virais e suas mudanças conformacionais durante a infecção, efeitos da infecção sobre o metabolismo celular, e respostas celulares à infecção. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Química Biológica (conceito 7 da CAPES) de 2005 a 2009. Atua também na área de Educação em Ciências, em projetos que visam aproximar a universidade da escola básica, principalmente no que diz respeito às práticas de ensino de ciências, além de elaborar e avaliar novas propostas de abordagem de temas relacionados à bioquímica nos Ensinos Fundamental e Médio. Participa também de atividades de difusão de ciências e é diretora do Instituto Ciência Hoje e editora da área de Ciências Biológicas das revistas de divulgação científica Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças.Escreveu o livro-texto de Bioquímica "Integrative Human Biochemistry", publicado pela Editora Springer com distribuição internacional. Produziu o material didático de Bioquímica para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância do Centro de Ensino Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e elaborou a proposta pedagógica do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional da CAPES (PROFBIO), do qual foi membro do Comitê de Implantação e de sua Comissão Nacional, hoje integrando sua Comissão de Coordenação Didática. 

Publicado
27-08-2024
Como Citar
NOVO, J.; BRAGA, C.; KETZER, L.; DA POIAN, A. Oficinas científicas na formação continuada de professores de ciências: análise de uma atividade disparadora. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 2, p. 185-198, 27 ago. 2024.
Seção
Relatos de Experiências