Percepções de futuros professores de Ciências e Biologia acerca das contribuições do Estágio Supervisionado no debate da Educação Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2026v9n1.14200

Palavras-chave:

educação inclusiva, estágio, formação de professores

Resumo

Considerando que a matrícula de alunos com deficiência já é uma realidade em muitas escolas brasileiras, aspectos como acessibilidade arquitetônica, curricular e formação de professores vêm se tornando temas de diversas pesquisas. Contudo, alguns estudos vêm apontando que em função da ausência de disciplinas específicas que possam debater a inclusão, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se constituído como disciplina relevante para a abordagem do tema nos cursos de formação de professores. Assim, a pesquisa objetivou analisar o papel do ECS do curso de licenciatura em Ciências Biológicas nas discussões sobre Educação Inclusiva. O estudo tem abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário, enviado a 60 licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Como resultado, constatamos que na ausência de disciplinas que contemplem a temática da inclusão de forma específica, os ECS apresentam grande relevância, contribuindo demasiadamente para as discussões sobre Educação Inclusiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-02-2026

Como Citar

SILVA, Luiza Dórea de Santana; DIAS, Viviane Borges. Percepções de futuros professores de Ciências e Biologia acerca das contribuições do Estágio Supervisionado no debate da Educação Inclusiva. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 9, n. 1, p. e14200, 2026. DOI: 10.36661/2595-4520.2026v9n1.14200. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14200. Acesso em: 11 fev. 2026.