Atividade Experimental Investigativa sobre Eletrostática num Clube de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14155

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Clube de Ciências, Alfabetização Científica

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências pautado na autonomia, criatividade e criticidade do estudante. Visa, também, ressignificar um ensino por demonstração, para uma prática com base na investigação; e identificar os Indicadores de Alfabetização Científica numa Atividade Experimental Investigativa (AEI). Para tanto, reportamos ao desenvolvimento de uma AEI sobre eletrostática, com estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental, realizada num Clube de Ciências, tendo como base uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). No plano da investigação, consideramos que este estudo, enquadra-se na abordagem qualitativa, pois visa analisar experiências e examinar as interações que se desenvolvem em seus contextos; pode ser classificada, também, como pesquisa participante, quando o foco é a finalidade, pois se mantém ligada às ideias e ações sociais de tendência emancipatória. De modo geral, o desenvolvimento da AEI, permitiu-nos identificar a importância de valorizar um Ensino de Ciências para além da demonstração, o que impulsiona os estudantes a criarem soluções na resolução de problemas, contribuindo para a manifestação de vários Indicadores de Alfabetização Científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

20-06-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARBOSA, Daisy Flávia Souza; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Atividade Experimental Investigativa sobre Eletrostática num Clube de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 321–343, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14155. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14155. Acesso em: 7 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)