Atividade Experimental Investigativa sobre Eletrostática num Clube de Ciências
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências pautado na autonomia, criatividade e criticidade do estudante. Visa, também, ressignificar um ensino por demonstração, para uma prática com base na investigação; e identificar os Indicadores de Alfabetização Científica numa Atividade Experimental Investigativa (AEI). Para tanto, reportamos ao desenvolvimento de uma AEI sobre eletrostática, com estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental, realizada num Clube de Ciências, tendo como base uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). No plano da investigação, consideramos que este estudo, enquadra-se na abordagem qualitativa, pois visa analisar experiências e examinar as interações que se desenvolvem em seus contextos; pode ser classificada, também, como pesquisa participante, quando o foco é a finalidade, pois se mantém ligada às ideias e ações sociais de tendência emancipatória. De modo geral, o desenvolvimento da AEI, permitiu-nos identificar a importância de valorizar um Ensino de Ciências para além da demonstração, o que impulsiona os estudantes a criarem soluções na resolução de problemas, contribuindo para a manifestação de vários Indicadores de Alfabetização Científica.