O uso de mapas mentais na análise do possível domínio no campo conceitual de Buraco Negro

Palavras-chave: Buraco Negro, Teoria dos Campos Conceituais, Invariantes Operatórios

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo analisar os possíveis indícios do domínio do campo conceitual de Buraco Negro a partir da análise dos mapas mentais e textos explicativos utilizados como instrumento para investigar os invariantes operatórios em dois passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A UEPS foi implementada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual e contou com a participação de 22 estudantes. Buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: Os invariantes operatórios mobilizados na construção dos mapas mentais podem indicar indícios do domínio do campo conceitual de Buraco Negro? Para a análise dos resultados, selecionamos os mapas mentais elaborados nos passos 2 e 6 da UEPS. Utilizamos programa Iramuteq para a análise da similitude dos conceitos-em-ação, o qual possibilita identificar as coocorrências entre as palavras e seu resultado, trazendo indicações da conexidade entre as palavras e para análise do teoremas-em-ação utilizamos os textos explicativos dos mapas. Na sequência, foi feita a categorização dos invariantes operatórios explicitados e, por fim, considerando-se os resultados obtidos, foi possível verificar que grande parte dos sujeitos da pesquisa tiveram avanços significativos o que indica um possível domínio do campo conceitual de Buraco Negro.

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Publicado
08-11-2023
Como Citar
BARBOSA, P.; CALHEIRO, L. O uso de mapas mentais na análise do possível domínio no campo conceitual de Buraco Negro. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 5, p. 296-320, 8 nov. 2023.
Seção
Relatos de Experiências