O uso de mapas mentais na análise do possível domínio no campo conceitual de Buraco Negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14077

Palavras-chave:

Buraco Negro, Teoria dos Campos Conceituais, Invariantes Operatórios

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo analisar os possíveis indícios do domínio do campo conceitual de Buraco Negro a partir da análise dos mapas mentais e textos explicativos utilizados como instrumento para investigar os invariantes operatórios em dois passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A UEPS foi implementada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual e contou com a participação de 22 estudantes. Buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: Os invariantes operatórios mobilizados na construção dos mapas mentais podem indicar indícios do domínio do campo conceitual de Buraco Negro? Para a análise dos resultados, selecionamos os mapas mentais elaborados nos passos 2 e 6 da UEPS. Utilizamos programa Iramuteq para a análise da similitude dos conceitos-em-ação, o qual possibilita identificar as coocorrências entre as palavras e seu resultado, trazendo indicações da conexidade entre as palavras e para análise do teoremas-em-ação utilizamos os textos explicativos dos mapas. Na sequência, foi feita a categorização dos invariantes operatórios explicitados e, por fim, considerando-se os resultados obtidos, foi possível verificar que grande parte dos sujeitos da pesquisa tiveram avanços significativos o que indica um possível domínio do campo conceitual de Buraco Negro.

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Publicado

08-11-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARBOSA, Patrynie Garcia; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. O uso de mapas mentais na análise do possível domínio no campo conceitual de Buraco Negro. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 296–320, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14077. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14077. Acesso em: 9 mar. 2025.