As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Uma revisão sistemática no contexto do Ensino Remoto Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14059

Palavras-chave:

Ensino de Física, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino Emergencial Remoto

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em teses e dissertações, que buscou analisar experiências didáticas na disciplina de Física em nível médio que utilizaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia do Covid-19. A busca pelos trabalhos foi realizada através do portal de teses e dissertações da CAPES. Foram encontrados 37 trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa, defendidos nos anos de 2020 e 2021. Buscou-se analisar os principais recursos digitais presentes nas experiências, quais as formas de utilização das TDIC para o ensino dos tópicos curriculares de Física e também as tendências teórico-metodológicas que embasaram as propostas de ensino. A partir da leitura das pesquisas foi possível estabelecer quatro categorias relacionadas a forma de utilização das TDIC que permitiram classificar os trabalhos, são elas: 1) Atividades experimentais; 2) Simulação de fenômenos físicos; 3) Criação de conteúdos 4) Programação e Robótica. A análise dos trabalhos permitiu concluir que as TDIC foram utilizadas não só como forma de mediação comunicacional, que neste caso foi imprescindível para a manutenção das aulas no contexto da pandemia, mas que os recursos também direcionaram os elementos metodológicos das propostas de ensino, mostrando que houve diálogo entre os aspectos relacionados aos conteúdos, à pedagógica e a tecnologia. Dentre as teorias educacionais e abordagens metodológicas presentes nos trabalhos, as que aparecem com maior incidência são a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Métodos Ativos de Aprendizagem. Por fim destaca-se o papel dos professores no uso das TDIC no contexto da pandemia, ao assumirem o protagonismo não só na criação dos conteúdos como também no gerenciamento de todo o processo de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

DE ANDRADE, Marcelo Esteves; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; VIEGAS D’ABREU, João Vilhete. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Uma revisão sistemática no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 105–131, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14059. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14059. Acesso em: 9 mar. 2025.