As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Física: Uma revisão sistemática no contexto do Ensino Remoto Emergencial
Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em teses e dissertações, que buscou analisar experiências didáticas na disciplina de Física em nível médio que utilizaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período da pandemia do Covid-19. A busca pelos trabalhos foi realizada através do portal de teses e dissertações da CAPES. Foram encontrados 37 trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa, defendidos nos anos de 2020 e 2021. Buscou-se analisar os principais recursos digitais presentes nas experiências, quais as formas de utilização das TDIC para o ensino dos tópicos curriculares de Física e também as tendências teórico-metodológicas que embasaram as propostas de ensino. A partir da leitura das pesquisas foi possível estabelecer quatro categorias relacionadas a forma de utilização das TDIC que permitiram classificar os trabalhos, são elas: 1) Atividades experimentais; 2) Simulação de fenômenos físicos; 3) Criação de conteúdos 4) Programação e Robótica. A análise dos trabalhos permitiu concluir que as TDIC foram utilizadas não só como forma de mediação comunicacional, que neste caso foi imprescindível para a manutenção das aulas no contexto da pandemia, mas que os recursos também direcionaram os elementos metodológicos das propostas de ensino, mostrando que houve diálogo entre os aspectos relacionados aos conteúdos, à pedagógica e a tecnologia. Dentre as teorias educacionais e abordagens metodológicas presentes nos trabalhos, as que aparecem com maior incidência são a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Métodos Ativos de Aprendizagem. Por fim destaca-se o papel dos professores no uso das TDIC no contexto da pandemia, ao assumirem o protagonismo não só na criação dos conteúdos como também no gerenciamento de todo o processo de ensino.