Um panorama sobre a conceitualização da relação massa-energia em artigos publicados em periódicos científicos

Palavras-chave: Relatividade Especial, Relação Massa-Energia, Ensino de Ciências

Resumo

Este ensaio é uma apresentação sintética de uma pesquisa que propôs responder a seguinte pergunta “: como a relação massa-energia está sendo conceitualizada nos artigos publicados em periódicos científicos?” A partir de uma coleta de dados nas plataformas Scielo, Redalyc, Eric e Google Acadêmico, foram encontrados 30 artigos científicos que discutem a relação massa-energia (E = mc²). A nossa análise revelou que 70% destes artigos apresentam algum erro conceitual a respeito da relação massa-energia. Esses dados são preocupantes, pois indicam que conceitos inadequados poderão ser utilizados nos processos de ensino-aprendizagem de física e que esses periódicos, apesar dos processos de revisão pelos pares, estão validando resultados incongruentes. Desta forma, esperamos com esse ensaio, conscientizar educadores em ciência, pesquisadores, editores, pareceristas e educandos sobre os principais equívocos envolvendo a relação massa-energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-11-2023
Como Citar
CHAVES DUTRA, J.; DE QUEIRÓS, W.; CAPIBERIBE NUNES, C. Um panorama sobre a conceitualização da relação massa-energia em artigos publicados em periódicos científicos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 5, p. 80-104, 7 nov. 2023.