Um panorama sobre a conceitualização da relação massa-energia em artigos publicados em periódicos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14057

Palavras-chave:

Relatividade Especial, Relação Massa-Energia, Ensino de Ciências

Resumo

Este ensaio é uma apresentação sintética de uma pesquisa que propôs responder a seguinte pergunta “: como a relação massa-energia está sendo conceitualizada nos artigos publicados em periódicos científicos?” A partir de uma coleta de dados nas plataformas Scielo, Redalyc, Eric e Google Acadêmico, foram encontrados 30 artigos científicos que discutem a relação massa-energia (E = mc²). A nossa análise revelou que 70% destes artigos apresentam algum erro conceitual a respeito da relação massa-energia. Esses dados são preocupantes, pois indicam que conceitos inadequados poderão ser utilizados nos processos de ensino-aprendizagem de física e que esses periódicos, apesar dos processos de revisão pelos pares, estão validando resultados incongruentes. Desta forma, esperamos com esse ensaio, conscientizar educadores em ciência, pesquisadores, editores, pareceristas e educandos sobre os principais equívocos envolvendo a relação massa-energia.

Downloads

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

CHAVES DUTRA, Joyce Luzia; DE QUEIRÓS, Wellington Pereira; CAPIBERIBE NUNES, Clair de Luma. Um panorama sobre a conceitualização da relação massa-energia em artigos publicados em periódicos científicos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 80–104, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14057. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14057. Acesso em: 2 abr. 2025.