Objeto de Aprendizagem Multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14015

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Objeto de Aprendizagem Multimídia, Mobile Learning.

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa, cujos objetivos foram: i) investigar se o uso do Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM) impresso poderia influenciar na motivação do aluno que o utiliza, e se esta motivação seria suficiente para que o aluno lesse, antecipadamente, o conteúdo a ser trabalhado em sala; ii) avaliar se seria possível utilizar Dispositivos Móveis (DM) como recurso didático em sala de aula e fora dela, e quais seriam as possíveis implicações deste uso para o processo de ensino e de aprendizagem de Física. Aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva e da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Tal OAM foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi referenciada segundo a Teoria da Difusão da Inovação. Por meio dela verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, a ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Geraldo Magella Barbosa de; GUIMARAES, Michele Hidemi Ueno; PASSOS, Marinez Meneghello; CRUZ, Luciana Hoffert Castro. Objeto de Aprendizagem Multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 242–265, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14015. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14015. Acesso em: 25 mar. 2025.