Objeto de Aprendizagem Multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14015

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Objeto de Aprendizagem Multimídia, Mobile Learning.

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa, cujos objetivos foram: i) investigar se o uso do Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM) impresso poderia influenciar na motivação do aluno que o utiliza, e se esta motivação seria suficiente para que o aluno lesse, antecipadamente, o conteúdo a ser trabalhado em sala; ii) avaliar se seria possível utilizar Dispositivos Móveis (DM) como recurso didático em sala de aula e fora dela, e quais seriam as possíveis implicações deste uso para o processo de ensino e de aprendizagem de Física. Aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva e da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Tal OAM foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi referenciada segundo a Teoria da Difusão da Inovação. Por meio dela verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, a ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Geraldo Magella Barbosa de; GUIMARAES, Michele Hidemi Ueno; PASSOS, Marinez Meneghello; CRUZ, Luciana Hoffert Castro. Objeto de Aprendizagem Multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 242–265, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14015. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14015. Acesso em: 29 abr. 2025.