Oficina das pilhas: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de eletroquímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13785

Palavras-chave:

Eletroquímica, Ensino de química, Oficina

Resumo

O ensino de química no ensino médio vem se tornando cada vez mais desafiador. Por conseguinte, o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino mostra-se uma alternativa facilitadora e eficaz na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Em função disso, o presente relato de experiência descreve a aplicação de momentos de aprendizagem no formato de oficina a qual foi intitulada de “Oficina das pilhas” a fim de implementar uma abordagem diferente das aulas tradicionais para o ensino de eletroquímica. A oficina consistiu no desenvolvimento e aplicação de dois experimentos de eletroquímica valendo-se de materiais e reagentes de baixo custo aos quais foram utilizados na construção de duas pilhas: a pilha de limão e a pilha de forma de gelo. Fundamentando-se nas observações e nos resultados obtidos a partir atividades avaliativas, percebeu-se um efeito satisfatório no que se refere ao aprendizado dos principais conceitos trabalhados referentes ao conteúdo de eletroquímica. Tal fator, foi evidenciado pelo alto rendimento qualitativo observado durante o processo e elevado percentual obtido pelos discentes na média da avaliação aplicada.

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

COUTINHO, Mateus Lima; ROCHA, Matheus dos Santos; FIGUEIREDO, Paulo Henrique Brito. Oficina das pilhas: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de eletroquímica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 549–562, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13785. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13785. Acesso em: 12 mar. 2025.