Análise das Dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática da UFRN

Palavras-chave: Produto educacional, mestrado profissional, Ensino de Física, Ensino de Matemática

Resumo

Objetiva-se, neste estudo, analisar as dissertações defendidas no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, produzidas entre os anos de 2017 e 2020 na niversidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico adotado se insere numa análise documental com descritores aplicados aos produtos educacionais e na produção de um questionário direcionado aos egressos, indagando sobre suas experiências profissionais após a conclusão do Mestrado. O método analítico utilizado foi a análise de conteúdo. A partir da coleta de dados, foi possível identificar quais os tipos de produtos educacionais foram construídos e o nível escolar ao qual se destinam. Os resultados dos questionários mostraram a influência na formação profissional do licenciado após a conclusão do Mestrado e a contribuição do produto educacional gerado quando aplicado ao contexto escolar. Nesta pesquisa, também é possível sinalizar a contribuição do Programa de Pós-Graduação da instituição na atuação profissional do egresso, mesmo após a conclusão do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leydson Wendell Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente é estudante de Química - licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolve atividades como bolsista de Iniciação Científica (IC) no projeto: Produções e acompanhamento dos egressos do Mestrado Profissional em Geografia da UFRN, também é bolsista voluntário no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN)

Helena Campos Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

Josivânia Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos, solubilidade de compostos iônicos, rejeitos químicos e CTS. Possui experiência docente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química, Orienta os estágios supervisionados e atua na Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Fernanda Marur Mazze, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto, mestrado em Química pela USP-RP, doutorado em Química pela USP-RP e Pós-Doutorado pela USP-São Carlos. É professora associada II do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos cursos de Licenciatura em Química e de Bacharelado em Química. Está na coordenação do PIBID-Química da UFRN. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, onde tem orientado dissertações de mestrado profissional na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática. Atualmente está como vice-coordenadora do PPGECNM-UFRN.

Publicado
27-08-2024
Como Citar
CARNEIRO DA SILVA, L.; TEIXEIRA DOS SANTOS, H.; DANTAS, J.; MAZZE, F. Análise das Dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática da UFRN. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 18-37, 27 ago. 2024.