Análise das Dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13779Palavras-chave:
Produto educacional, mestrado profissional, Ensino de Física, Ensino de MatemáticaResumo
Objetiva-se, neste estudo, analisar as dissertações defendidas no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, produzidas entre os anos de 2017 e 2020 na niversidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico adotado se insere numa análise documental com descritores aplicados aos produtos educacionais e na produção de um questionário direcionado aos egressos, indagando sobre suas experiências profissionais após a conclusão do Mestrado. O método analítico utilizado foi a análise de conteúdo. A partir da coleta de dados, foi possível identificar quais os tipos de produtos educacionais foram construídos e o nível escolar ao qual se destinam. Os resultados dos questionários mostraram a influência na formação profissional do licenciado após a conclusão do Mestrado e a contribuição do produto educacional gerado quando aplicado ao contexto escolar. Nesta pesquisa, também é possível sinalizar a contribuição do Programa de Pós-Graduação da instituição na atuação profissional do egresso, mesmo após a conclusão do curso.