A sustentabilidade no Curso de Ensino Médio Integrado, técnico em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13698

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Projeto Pedagogico de Curso, Analise de Conteúdo

Resumo

A relação recente entre ser humano-sociedade-natureza é caracterizada pelo uso excessivo dos recursos naturais. A pedagogia e o currículo podem ser estratégicos para tornar o desenvolvimento mais sustentável. Assim, o curso Técnico Integrado de Química, associado a temas transversais, é essencial para a compreensão dos processos químicos no ambiente e das consequências da ação humana na natureza. Este trabalho objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis (IFSC), em relação à sustentabilidade. Utilizou-se a Pesquisa Documental (FONSECA, 2002) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Devido à pandemia da Covid-19, não foi possível a realização de entrevistas. A hipótese é que o curso apresenta a sustentabilidade de forma superficial e associada à ideia de causar menos impacto na sociedade de consumo, não alinhado à perspectiva de sustentabilidade considerada pelas autoras, que envolve a preservação da biodiversidade. Embora o termo “sustentabilidade” não tenha sido mencionado no PPC (Projeto Pedagógico do Curso), os demais resultados mostram que ela está presente no currículo do curso. Reforça-se a importância de dedicar esforços à Educação Continuada para formar o corpo docente em questões ambientais, uma vez que esse profissional é importante ator de mudança

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tarusa Luna, Instituto Federal de Santa Catarina

    Graduada em Administração de Empresas, Analista de Suporte e Relacionamento. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica.

  • Jaqueline Tondato Sentinelo, Instituto Federal de Santa Catarina

    Orientadora. Graduada em História (UEM, 2006) e Mestre em História e Sociedade (UEM, 2011). Docente na carreira Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT).

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

NETTO, Daiane; LUNA, Tarusa; SENTINELO, Jaqueline Tondato. A sustentabilidade no Curso de Ensino Médio Integrado, técnico em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 146–167, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13698. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13698. Acesso em: 9 mar. 2025.