A sustentabilidade no Curso de Ensino Médio Integrado, técnico em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave: Meio Ambiente, Projeto Pedagogico de Curso, Analise de Conteúdo

Resumo

A relação recente entre ser humano-sociedade-natureza é caracterizada pelo uso excessivo dos recursos naturais. A pedagogia e o currículo podem ser estratégicos para tornar o desenvolvimento mais sustentável. Assim, o curso Técnico Integrado de Química, associado a temas transversais, é essencial para a compreensão dos processos químicos no ambiente e das consequências da ação humana na natureza. Este trabalho objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis (IFSC), em relação à sustentabilidade. Utilizou-se a Pesquisa Documental (FONSECA, 2002) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Devido à pandemia da Covid-19, não foi possível a realização de entrevistas. A hipótese é que o curso apresenta a sustentabilidade de forma superficial e associada à ideia de causar menos impacto na sociedade de consumo, não alinhado à perspectiva de sustentabilidade considerada pelas autoras, que envolve a preservação da biodiversidade. Embora o termo “sustentabilidade” não tenha sido mencionado no PPC (Projeto Pedagógico do Curso), os demais resultados mostram que ela está presente no currículo do curso. Reforça-se a importância de dedicar esforços à Educação Continuada para formar o corpo docente em questões ambientais, uma vez que esse profissional é importante ator de mudança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarusa Luna, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduada em Administração de Empresas, Analista de Suporte e Relacionamento. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica.

Jaqueline Tondato Sentinelo, Instituto Federal de Santa Catarina

Orientadora. Graduada em História (UEM, 2006) e Mestre em História e Sociedade (UEM, 2011). Docente na carreira Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT).

Publicado
26-12-2023
Como Citar
NETTO, D.; LUNA, T.; SENTINELO, J. A sustentabilidade no Curso de Ensino Médio Integrado, técnico em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 146-167, 26 dez. 2023.