Trabalhando a interface ensino/pesquisa na disciplina de Botânica: relatos de um experimento com briófitas

Autores

  • Rogério Antonio Krupek

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13662

Palavras-chave:

Experiência, Musgos, Botânica, Ensino

Resumo

O ensino de Botânica é por vezes considerado difícil e desestimulante não somente por parte dos alunos, mas também por muitos professores. Tal desinteresse vem da falta de contextualização dos conteúdos que são trabalhados de forma fragmentada e sem contextualização. Neste sentido, buscamos aplicar uma metodologia diferenciada durante o desenvolvimento do conteúdo “briófitas” da disciplina de Botânica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, foi utilizada uma metodologia científica padronizada para averiguar a capacidade de reidratação de duas diferentes espécies de briófitas (condição poiquilohídrica). O conteúdo foi inicialmente trabalhado de forma teórico/prática com os alunos, sendo que o experimento foi então conduzido utilizando-se do rigor metodológico típico de um experimento científico, com formulação de hipótese e questões a serem respondidas. Ao longo de todo o processo houve participação e interesse por parte dos acadêmicos, que buscaram discutir e compreender os resultados obtidos. Foi possível apresentar, desenvolver e aplicar uma metodologia diferencial capaz de enriquecer o aprendizado dos alunos e tornar a ciência Botânica mais atrativa e alinhada ao cotidiano dos alunos.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Trabalhando a interface ensino/pesquisa na disciplina de Botânica: relatos de um experimento com briófitas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 71–84, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13662. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662. Acesso em: 4 mar. 2025.