Ensino híbrido nas aulas de Biologia: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13522

Palavras-chave:

Ensino hibrído, ensino de biologia, revisão sistemática da literatura

Resumo

O ensino híbrido busca integrar o ensino tradicional com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação, promovendo um aprendizado mais personalizado e adaptado às necessidades individuais dos alunos. Desde a pandemia do covid-19, o ensino híbrido aparece cada vez mais na rotina escolar, por se tratar de uma ferramenta pedagógica viável e eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o referido trabalho tem como proposta desenvolver uma revisão sistemática de literatura acerca das contribuições do ensino híbrido nas aulas de Biologia, de modo a traçar um panorama geral sobre esse tema e caracterizar suas particularidades. O corpus investigativo provém de estudos primários publicados entre 2012 e 2022 em periódicos nacionais e internacionais. Para a elaboração deste projeto, foram definidos protocolos de busca e questões de pesquisa em quatro bases de dados distintas e, posteriormente, analisadas, resultando em dez trabalhos selecionados. Com a investigação dos estudos, concluiu-se que predominaram pesquisas cujo foco principal é o Ensino Médio, estando voltadas, principalmente, para os conteúdos relacionados ao Sistema Sexual, Ecologia, Parasitoses e Embriologia. A sala de aula invertida foi a metodologia híbrida mais utilizada na construção de novos saberes e os questionários foram os instrumentos de avaliação mais utilizados.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

MARQUES, Raimunda Aline Djanira Freire; GALLÃO, Maria Izabel; MOTA, Erika Freitas. Ensino híbrido nas aulas de Biologia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 395–412, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13522. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13522. Acesso em: 9 mar. 2025.