Potencial didático e científico dos fósseis da Bacia de Taubaté depositados no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA)

Palavras-chave: Formação Tremembé, Coleção Paleontológica, Coleção didática e científica

Resumo

A Bacia de Taubaté representa um depósito fossilífero de 23 milhões de anos localizado no Vale do Paraíba, SP. Esse trabalho visou triar e inventariar a coleção paleontológica do UNIFATEA, que é utilizado como material didático em aulas, eventos de extensão universitária e pesquisa científica. Os materiais foram coletados nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2019, na Extrativa Fazenda Santa Fé, durante visitas técnicas realizadas pelos discentes do UNIFATEA. Na primeira etapa, os materiais foram triados por ano de coleta, sendo descartados sedimentos afossilíferos. Cada peça fossilífera recebeu um número de tombo. Na segunda etapa foi realizada a identificação dos materiais fósseis. O acervo contém 305 exemplares que incluem fósseis de peixes (38%; n=117), plantas (35%; n=108), coprólitos (8%; n=25), icnofósseis (3%; n=9) entre outras peças não identificadas (16%; n=50). Essa coleção didática/científica representa um dos principais acervos dessa Formação no Vale do Paraíba e permitirá o desenvolvimento de novos trabalhos nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-06-2024
Como Citar
MENDONÇA, R.; SANTOS, R.; OLIVEIRA, C. Potencial didático e científico dos fósseis da Bacia de Taubaté depositados no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 369-386, 7 jun. 2024.