A temática Radioatividade e a abordagem CTS nos Livros Didáticos de Química do PNLD 2018: uma análise dos textos complementares
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13441Palavras-chave:
Livro Didático de Química, Radioatividade, Abordagem CTS, Textos Complementares, Ensino MédioResumo
A introdução de temáticas e recursos didáticos complementares sob a ótica da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) são alguns dos indícios das mudanças que os livros didáticos de química vêm passando ao longo dos anos. Este trabalho objetiva identificar e analisar os textos complementares (TCs) (recursos didáticos) sugeridos para a temática Radioatividade nos livros didáticos de química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. Este estudo é de caráter qualitativo e do tipo documental. Foram selecionados cinco volumes das seis coleções aprovadas pela inclusão da temática investigada, e em seguida feita uma leitura completa dos capítulos relativos à Radioatividade, com base em critérios voltados para a estruturação de materiais didáticos CTS. Os resultados mostraram a presença de 32 textos complementares nos livros analisados que foram distribuídos por categorias da seguinte forma: Responsabilidade (5), Influências mútuas CTS (13), Relações com as questões sociais (13), Balanço de pontos de vista (6), Tomada de decisões e resolução de problemas (6), Ação responsável (4) e Integração de um ponto de vista (8). Conclui-se que as categorias Influências mútuas CTS e Relações com as questões sociais são as mais presentes nos TCs analisados que se apresentam como recursos didáticos adequados para o trabalho com aspectos da abordagem CTS em aulas de química.