A temática Radioatividade e a abordagem CTS nos Livros Didáticos de Química do PNLD 2018: uma análise dos textos complementares

Palavras-chave: Livro Didático de Química, Radioatividade, Abordagem CTS, Textos Complementares, Ensino Médio

Resumo

A introdução de temáticas e recursos didáticos complementares sob a ótica da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) são alguns dos indícios das mudanças que os livros didáticos de química vêm passando ao longo dos anos. Este trabalho objetiva identificar e analisar os textos complementares (TCs) (recursos didáticos) sugeridos para a temática Radioatividade nos livros didáticos de química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. Este estudo é de caráter qualitativo e do tipo documental. Foram selecionados cinco volumes das seis coleções aprovadas pela inclusão da temática investigada, e em seguida feita uma leitura completa dos capítulos relativos à Radioatividade, com base em critérios voltados para a estruturação de materiais didáticos CTS. Os resultados mostraram a presença de 32 textos complementares nos livros analisados que foram distribuídos por categorias da seguinte forma: Responsabilidade (5), Influências mútuas CTS (13), Relações com as questões sociais (13), Balanço de pontos de vista (6), Tomada de decisões e resolução de problemas (6), Ação responsável (4) e Integração de um ponto de vista (8). Conclui-se que as categorias Influências mútuas CTS e Relações com as questões sociais são as mais presentes nos TCs analisados que se apresentam como recursos didáticos adequados para o trabalho com aspectos da abordagem CTS em aulas de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saimon Hugo Moreira de Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Verônica Tavares Santos Batinga, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado
26-12-2023
Como Citar
DE LIRA, S. H.; BATINGA, V. T. A temática Radioatividade e a abordagem CTS nos Livros Didáticos de Química do PNLD 2018: uma análise dos textos complementares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 193-220, 26 dez. 2023.