Abordagens da história da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras?

Palavras-chave: História da Matemática, Livro didático, Pesquisa bibliográfica

Resumo

A história da matemática é um recurso pedagógico utilizado em salas de aula, recomendado por documentos oficiais e, por esta razão, presente nos livros didáticos. Quanto a esses, são um material distribuído de forma gratuita nas escolas públicas brasileiras e, consequentemente, são o material mais comum e utilizado pelos professores. O objetivo desta pesquisa é entender a relação entre a história da matemática e os livros didáticos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma Pesquisa Bibliográfica sistematizada com busca por publicações em periódicos divulgados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática em sua página, cuja publicação dos artigos ocorreu no período de 2011 a 2021. Uma primeira busca foi feita a partir da leitura individual de cada título, sendo que obtivemos 61 artigos. Depois de uma seleção feita com base nos resumos, reduzimos para 22 textos, e por fim, por meio da verificação do uso do termo “livro didático" nestes textos, concentramos nossos esforços em 9 trabalhos. Elaboramos então três temas emergentes e convergentes que surgiram dos resultados e discussões dos artigos, sendo estes: motivos em relação à presença da história da matemática nos livros didáticos; como é apresentada a história da matemática nos livros didáticos; a formação dos professores com relação à história da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnaldo Sexto Junior

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2018) e Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Atualmente é mestrando da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria.

João Henrique Lorin, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2004), habilitação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é professor, pesquisador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campo Mourão). Membro do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática. Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do campus de Campo Mourão - Unespar.

Publicado
10-07-2023
Como Citar
SEXTO JUNIOR, A.; BORGES, F.; LORIN, J. Abordagens da história da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 121-141, 10 jul. 2023.