Abordagens da história da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras?
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n4.13382Palavras-chave:
História da Matemática, Livro didático, Pesquisa bibliográficaResumo
A história da matemática é um recurso pedagógico utilizado em salas de aula, recomendado por documentos oficiais e, por esta razão, presente nos livros didáticos. Quanto a esses, são um material distribuído de forma gratuita nas escolas públicas brasileiras e, consequentemente, são o material mais comum e utilizado pelos professores. O objetivo desta pesquisa é entender a relação entre a história da matemática e os livros didáticos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma Pesquisa Bibliográfica sistematizada com busca por publicações em periódicos divulgados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática em sua página, cuja publicação dos artigos ocorreu no período de 2011 a 2021. Uma primeira busca foi feita a partir da leitura individual de cada título, sendo que obtivemos 61 artigos. Depois de uma seleção feita com base nos resumos, reduzimos para 22 textos, e por fim, por meio da verificação do uso do termo “livro didático" nestes textos, concentramos nossos esforços em 9 trabalhos. Elaboramos então três temas emergentes e convergentes que surgiram dos resultados e discussões dos artigos, sendo estes: motivos em relação à presença da história da matemática nos livros didáticos; como é apresentada a história da matemática nos livros didáticos; a formação dos professores com relação à história da matemática.