As percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visual
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela.
Downloads
Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.