As percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visual

Palavras-chave: Deficiência visual, Inclusão em Física, Percepção dos professores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Cristina dos Santos, Universiade Federal do Paraná

Mestrada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (2021 – 2023) da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Licenciada em Ciências Exatas, com habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2021)

Camila Tonezer, Universiade Federal do Paraná

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas no Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Física pela Universidade Federal do Paraná (2011) com doutorado sanduíche pelo Instituto de Pesquisa Helmholtz Zentrum Berlin (2011), Mestre em Física pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005)

Publicado
26-12-2023
Como Citar
DOS SANTOS, T.; TONEZER, C. As percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visual. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 453-470, 26 dez. 2023.