Cromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais Alternativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355

Palavras-chave:

Cromatografia em papel, Ensino de química, Experimentação, Materiais alternativos

Resumo

A disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de Química

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, Laura Ianca; GOMES MENDES, Clebiana; SOUSA, Monaliza Gabriel de; MOREIRA, Gicelia. Cromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais Alternativos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 22–41, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355. Acesso em: 9 mar. 2025.