A importância das atividades práticas no ensino de ciências: abordando o tema solos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13151

Palavras-chave:

Aulas práticas, Ensino de Ciências, Experimentação, Recursos didáticos, Solos

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos após uma sequência de atividades práticas sobre o tema solos, desenvolvidas em uma turma de sexto ano de um Colégio Estadual do Paraná. As aulas foram planejadas em três momentos: Primeiramente foi feita a aplicação de um questionário para diagnosticar o nível de conhecimento dos educandos seguido de duas aulas expositivas dialogadas sobre o tema. No segundo momento foram exibidos dois vídeos abordando a formação, a composição, o perfil do solo e a sua conservação. Ainda no segundo momento, foi feita a leitura de alguns textos sobre intemperismo e a importância do solo e da sua conservação. No terceiro momento foram realizados cinco experimentos: simulação dos processos de intemperismo físico e químico; composição textural do solo; verificação da presença de ar no solo; formação do solo e infiltração da água no solo. Após os experimentos, foi aplicado novamente um questionário para verificar a eficácia das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem. Os questionários evidenciaram diferenças positivas quanto ao nível de conhecimento dos educandos no momento anterior e posterior ao desenvolvimento das atividades afirmando a importância de utilizar diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e no estudo dos solos.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

PEREIRA, Luana de Almeida. A importância das atividades práticas no ensino de ciências: abordando o tema solos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 59–78, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13151. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13151. Acesso em: 12 abr. 2025.