A importância das atividades práticas no ensino de ciências: abordando o tema solos
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos após uma sequência de atividades práticas sobre o tema solos, desenvolvidas em uma turma de sexto ano de um Colégio Estadual do Paraná. As aulas foram planejadas em três momentos: Primeiramente foi feita a aplicação de um questionário para diagnosticar o nível de conhecimento dos educandos seguido de duas aulas expositivas dialogadas sobre o tema. No segundo momento foram exibidos dois vídeos abordando a formação, a composição, o perfil do solo e a sua conservação. Ainda no segundo momento, foi feita a leitura de alguns textos sobre intemperismo e a importância do solo e da sua conservação. No terceiro momento foram realizados cinco experimentos: simulação dos processos de intemperismo físico e químico; composição textural do solo; verificação da presença de ar no solo; formação do solo e infiltração da água no solo. Após os experimentos, foi aplicado novamente um questionário para verificar a eficácia das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem. Os questionários evidenciaram diferenças positivas quanto ao nível de conhecimento dos educandos no momento anterior e posterior ao desenvolvimento das atividades afirmando a importância de utilizar diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e no estudo dos solos.
Downloads
Copyright (c) 2024 Luana de Almeida Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.