O ensino de citologia no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de um jogo didático

  • Américo da Silva Pereira de Souza Neto UERJ
  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda UERJ
Palavras-chave: Metodologia ativa, Ensino investigativo, Ciclo celular, Ensino de Biologia

Resumo

Este artigo relata a proposta de utilização de um jogo didático sobre o ciclo celular com o objetivo de aumentar o protagonismo dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, diminuir a dificuldade de entendimento do tema e aumentar o interesse pelas aulas de biologia. O jogo foi aplicado em turmas do 1º e 2º anos do ensino regular estadual noturno e foi elaborado com materiais de fácil aquisição e baixo custo. Apesar das dificuldades vivenciadas após o retorno das aulas pós-pandemia, os resultados foram positivos. Os estudantes gostaram da atividade, corroborando a ideia de que o uso de jogos pode contribuir para a construção do conhecimento, especialmente em temas considerados difíceis, como o ensino de citologia.

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Biografia do Autor

Américo da Silva Pereira de Souza Neto, UERJ

Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ (2014). Graduado em Ciências Biológicas pela UNIRIO (2005). Atualmente é professor da SEEDUC/RJ possuindo experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, em escolas integral e técnica e de ensino regular e aluno de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pelo ProfBio-polo UERJ.

Publicado
21-12-2022
Como Citar
SOUZA NETO, A.; LACERDA, F. O ensino de citologia no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de um jogo didático. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 400-419, 21 dez. 2022.
Seção
Propostas Didáticas