O ensino de citologia no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de um jogo didático

Autores

  • Américo da Silva Pereira de Souza Neto UERJ
  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13066

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Ensino investigativo, Ciclo celular, Ensino de Biologia

Resumo

Este artigo relata a proposta de utilização de um jogo didático sobre o ciclo celular com o objetivo de aumentar o protagonismo dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, diminuir a dificuldade de entendimento do tema e aumentar o interesse pelas aulas de biologia. O jogo foi aplicado em turmas do 1º e 2º anos do ensino regular estadual noturno e foi elaborado com materiais de fácil aquisição e baixo custo. Apesar das dificuldades vivenciadas após o retorno das aulas pós-pandemia, os resultados foram positivos. Os estudantes gostaram da atividade, corroborando a ideia de que o uso de jogos pode contribuir para a construção do conhecimento, especialmente em temas considerados difíceis, como o ensino de citologia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Américo da Silva Pereira de Souza Neto, UERJ

    Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ (2014). Graduado em Ciências Biológicas pela UNIRIO (2005). Atualmente é professor da SEEDUC/RJ possuindo experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, em escolas integral e técnica e de ensino regular e aluno de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pelo ProfBio-polo UERJ.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

SOUZA NETO, Américo da Silva Pereira de; LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de. O ensino de citologia no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de um jogo didático. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 400–419, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13066. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13066. Acesso em: 1 abr. 2025.