Conhecer para Preservar: Percepção Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II sobre o bioma Mata Atlântica e sua diversidade faunística

Palavras-chave: Ensino de Biologia, Educação, Fauna nativa, Rio de Janeiro

Resumo

Estudos de percepção ambiental são de grande importância para a compreensão das diferentes concepções existentes sobre um mesmo meio. As pesquisas que relacionam a percepção da fauna associada aos biomas brasileiros, em especial da Mata Atlântica, são ainda escassas. A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo e representa um dos grandes biomas brasileiros. Portanto, percebendo uma lacuna de estudos na área de percepção ambiental faunística da Mata Atlântica, este trabalho buscou entender a percepção de adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental II de oito escolas, públicas e particulares, localizadas no estado do Rio de Janeiro, sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade faunística uma vez que, conhecer os animais nativos desse bioma brasileiro reflete na formação de adultos conscientizados sobre a necessidade e importância da conservação da natureza. O estudo contou com 18 alunos que responderam o mesmo questionário estruturado online. Os dados apontam a presença de uma relação de pertencimento, sentimento e entendimento da importância da Mata Atlântica pelos estudantes. Os participantes da pesquisa citaram 32 animais nativos dos biomas brasileiros e 12 do bioma da Mata Atlântica e mostraram reconhecimento sobre a importância dos serviços ecossistêmicos para a existência da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-12-2023
Como Citar
GUILHEM, I.; CARVALHO, T.; BRITO, M. Conhecer para Preservar: Percepção Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II sobre o bioma Mata Atlântica e sua diversidade faunística. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 588-612, 27 dez. 2023.