Conhecer para Preservar: Percepção Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II sobre o bioma Mata Atlântica e sua diversidade faunística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13044

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação, Fauna nativa, Rio de Janeiro

Resumo

Estudos de percepção ambiental são de grande importância para a compreensão das diferentes concepções existentes sobre um mesmo meio. As pesquisas que relacionam a percepção da fauna associada aos biomas brasileiros, em especial da Mata Atlântica, são ainda escassas. A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo e representa um dos grandes biomas brasileiros. Portanto, percebendo uma lacuna de estudos na área de percepção ambiental faunística da Mata Atlântica, este trabalho buscou entender a percepção de adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental II de oito escolas, públicas e particulares, localizadas no estado do Rio de Janeiro, sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade faunística uma vez que, conhecer os animais nativos desse bioma brasileiro reflete na formação de adultos conscientizados sobre a necessidade e importância da conservação da natureza. O estudo contou com 18 alunos que responderam o mesmo questionário estruturado online. Os dados apontam a presença de uma relação de pertencimento, sentimento e entendimento da importância da Mata Atlântica pelos estudantes. Os participantes da pesquisa citaram 32 animais nativos dos biomas brasileiros e 12 do bioma da Mata Atlântica e mostraram reconhecimento sobre a importância dos serviços ecossistêmicos para a existência da vida.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

GUILHEM, Isabella Fabrin; CARVALHO, Thais Louise Gurjão de; BRITO, Mariana Reis de. Conhecer para Preservar: Percepção Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II sobre o bioma Mata Atlântica e sua diversidade faunística. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 588–612, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13044. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13044. Acesso em: 9 mar. 2025.